COVID-19 – NOVA VARIANTE PREOCUPA; QUEM DEVE USAR MÁSCARAS?

O surgimento de uma nova subvariante do vírus ômicron confirma o que os especialistas e órgãos da saúde vinham alertando: a pandemia da Covid-19 não acabou e a mutação do coronavírus é mais rápidado eu o processo de atualização de vacinas.

No Brasil em cinco estados foram registrados casos dessa subvariante: São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Amazonas.

Na última terça-feira (9) foi confirmada a primeira morte associada à nova variante chamada BQ1. A vítima é uma mulher de 72 anos que apresentava comorbidades. Ela ficou sete dias internada em um hospital em São Paulo.

É PRECISO USAR MÁSCARA?

O professor e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, infectologista Alexandre Naime Barbosa, em entrevista ao UOL disse que neste momento a recomendação é de que a pessoa faça uma avaliação individual de risco e adote cuidados baseados na sua condição de saúde.

Assim, idosos acima de 75 anos, pessoas que passaram por transplante de órgão recente, pessoas com doença de lúpus e imunossuprimidos [pessoas com deficiência imunológica], em geral, evitem aglomerações e utilizem máscara sempre que tiverem contato com outras pessoas.

Pessoas com condições de saúde normais e que não são idosas devem usar máscaras apenas em ambientes fechados, como aglomeração e sem circulação de ar. Se infectadas, devem utilizar máscaras sempre que saírem de casa e/ou tiverem contato com outras pessoas.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *