IBIÚNA – AUXILIARES EM CRECHES REVINDICAM ENQUADRAMENTO NO MAGISTÉRIO PREVISTO EM LEI
Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), que trabalham nas creches do município de Ibiúna durante todo o dia, desde o começo de 2021 vêm reivindicando em vão seu enquadramento no quadro de professores da rede municipal de ensino de Ibiúna. Esse é um direito estabelecido em lei e reconhecido em decisão do Superior Tribunal Federal.
Eles, para exercerem suas funções, devem ser formados, como requisito mínimo, no magistério ou em pedagogia. São figuras-chave no cumprimento das necessidades pedagógicas e também no funcionamento das creches.
Nesta quinta-feira (12) uma comissão representante das 148 ADIs concursadas que trabalham nas creches do município compareceu ao Paço Municipal onde foi recebida pelo setor jurídico da prefeitura. Eles estavam acompanhados por quatro vereadores, que decidiram apoiar a causa desses profissionais que garantem o funcionamento das creches.
Os representantes da prefeitura reagendaram um novo encontro para o dia 23, segunda-feira da outra semana, quando, então dariam uma resposta à demanda apresentada.
O enquadramento dos ADIs no quadro do magistério obedece a Lei 9394/96 e a Lei 11.738/08 e assegura os mesmos direitos atribuídos aos professores, que melhoram suas condições financeiras e status profissional.
Integrantes da comissão informam que “estamos em luta desde a gestão passada. Na campanha eleitoral procuramos todos os candidatos. Todos assinaram um termo de compromisso para o nosso enquadramento no magistério”. Eles já fizeram várias discussões jurídica e entendem que ainda não houve acordo por “falta de vontade política”.
PROMESSA DE CAMPANHA
O atual prefeito, Paulo Sasaki, durante a campanha eleitoral, não apenas prometeu “realizar a equiparação para os ADIs, como aumentar o número de profissionais nas creches e melhorar o transporte escolar”.
Em um manifesto singelo que circula entre os integrantes da ADI está escrito:
“Auxiliar de Desenvolvimento Infantil de Ibiúna.
Prefeito Paulinho esperamos que cumpra também o compromisso firmado em campanha com as ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil)
Creche não funciona sem ADI.
#enquadramento já
#paralisação
Prometeu, tem que cumprir!”
PROFESSORES APOIAM E ACHAM JUSTO
Os professores da rede municipal que nesta sexta-feira (13) conquistaram o piso salarial nacional para toda a categoria e, ainda, assegurar os ganhos previstos nos planos de carreira, numa vitória considerada histórica, acreditam que, finalmente, os ADIs receberão o merecido enquadramento profissional no magistério. “Trata-se de uma questão justa, legal e correta”, disse uma das professoras ouvidas por vitrine online hoje à noite.