IBIÚNA – CÂMARA APROVA POR UNANIMIDADE PISO SALARIAL DOS PROFESSORES MUNICIPAIS

A Câmara Municipal aprovou hoje (13), às12h42, em sessão extraordinária,  por unanimidade, projeto de lei que estabelece o piso salarial nacional para os professores da rede municipal de ensino em Ibiúna.

Foram ao todo catorze votos favoráveis, menos o de um parlamentar, que não se encontrava na sessão, com o plenário mais uma vez lotado, com cerca de 150 professores, que celebraram a vitória considerada histórica no município de Ibiúna.

Desde janeiro de 2022, a categoria vinha se ressentindo pelo não cumprimento do piso do magistério estabelecido por lei federal por parte do Poder Executivo.

Conforme vitrine online publicou ontem (12), os professores exigiram que houvesse a inclusão de um artigo no projeto de lei encaminhado pela prefeitura, que contemplasse os professores de carreira, alguns com mais de trinta anos de trabalho, com a mesma porcentagem de aumento. Isso também foi conseguido.

Ao ser anunciado o resultado da votação em regime de urgência todos os presentes, professores e vereadores aplaudiram de pé pela conquista, que demonstrou a união da categoria em torno de objetivos comuns.

A presidente do Conselho Municipal da Educação, professora Catarina Cesar, disse a vitrine online que estava se sentindo “muito orgulhosa” pela conquista histórica do magistério ibiunense. “Nos conseguimos atingir nosso objetivo sem baixaria, numa luta justa, limpa e sem entrar na questão política. Juntamos forças, formamos um grupo e cada professora cumpriu um papel importante na mobilização do grupo por meio de divulgação das redes sociais e no grupo do WhatsApp. Foi uma vitória histórica.

A professora Naiane Lopes Pereira Leite, secretária do Conselho Municipal da Educação, igualmente feliz com o resultado alcançado, afirmou que somente por essa importante conquista “já tinha valido a pena de participar do Conselho.

O presidente da Câmara Municipal de Ibiúna, vereador Naldo Firmino, lembrou que o movimento dos professores vinha desde o ano passado. Firmino acolheu prontamente os professores, cedendo o espaço da Edilidade para as reuniões da categoria, e conferiu rapidez nos procedimentos regimentais celebrado hoje por mais de 400 professores que atuam na rede municipal de ensino.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *