IBIÚNA – ENGRENAGENS DO RELÓGIO POLÍTICO ESTÃO EM MOVIMENTO

As engrenagens do relógio político ibiunense já estão em movimento em relação às eleições para prefeito e vereadores em outubro de 2024.

Se não houver acontecimento inédito e alentador de esperança de dias melhores, talvez vença a tradição decepcionante de decênios de políticas administrativas medíocres e protagonizadas por agentes interessados na prática de atos em causa e interesses próprios.

Afinal, por que tantos eleitores se deixam iludir por mentiras e promessas que não se cumprem ou, simplesmente, entregam seus votos em troca de dinheiro miserável ou recebimento de cesta básica, botijão de gás, materiais de construção, acenos de emprego na Prefeitura?

Esse é um hábito antigo não apenas em nossa cidade, mas numa larga maioria de municípios brasileiros, como forma de conquista de poder e suas benesses, que engordam não apenas contas bancárias, em geral de laranjas, mas patrimônios imobiliários e carros de alto valor.

O fato curioso é que se lê nas redes sociais um vasto número de comentários exatamente condenando essa prática sórdida e contumaz, o que indica a existência de um representativo número de indivíduos com senso crítico autônomo e capacidade de observar a realidade sem os filtros impostos pelo poder público em suas propagandas, igualmente vulgares.

Em relação ao governo municipal, o que se vê cada vez de modo mais abundante são críticas explícitas como reação às postagens dos principais atores que ocupam as cadeiras mais importantes do Paço Municipal.

Vejam com os seus próprios olhos o que o povo está dizendo logo que se depara com vídeos que procuram persuadir os mais incautos com declarações que contradizem os fatos reais, por exemplo, em relação ao Hospital Municipal que, temos que admitir, melhorou em relação ao governo anterior que conseguiu a pecha de pior de todos os que por aqui passaram.

Mas, isso não justifica os graves problemas que ali os pacientes observam e sentem na própria pele, como falta de médicos, de medicamentos, de pagamentos regulares aos profissionais de saúde que ali atuam e, para lembrar um fato recente, a chuva que caiu dentro do Pronto Socorro Infantil e também em quarto de internados, depois de a Prefeitura celebrar orgulhosamente que havia reformado completamente o telhado do hospital. E a grave falta de um gerador de energia no hospital para garantir que os cuidados com os pacientes não sofram interrupção.

Nem é mais preciso lembrar da famigerada estação rodoviária, que o atual Executivo não consegue terminar e que vai completar nesta segunda-feira, dia 20 de novembro, o segundo aniversário do início de sua reforma.

Vitrine online e a TVUNA convidarão todos os candidatos ao cargo de prefeito para uma sabatina ao vivo, com transmissão pelo Youtube, Facebook e Instagram, com chat do canal aberto para a participação popular.

Ambos os veículos com essa medida pretendem contribuir para que, ao menos, um número de eleitores desperte do transe e se liberte daquilo que se chama de moral de rebanho e consiga votar de modo livre e independente de influências de raposas políticas. (C.R.)

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *