O FUTURO DE IBIÚNA E REGIÃO DEPENDE DA REPRESA ITUPARARANGA

É vital a importância da represa Itupararanga para o município de Ibiúna, mas, também, para toda a bacia hidrográfica a que pertence, como abastecedora de água para cerca de 1 milhão de pessoas, irrigação, lazer e turismo. Protegê-la, portanto, é uma forma de garantir o futuro do meio ambiente e da população de toda a região abrangida.

[Nesta quarta-feira, dia 13, a entrevistada da TVUNA, será a diretora executiva da SOS Itupararanga, Viviane Rodrigues de Oliveira. O programa será transmitido ao vivo, às 20h, por meio do Youtube, Facebook e Instagram, e você poderá interagir diretamente pelo chat do canal. Inscreva-se: youtube.com/@tv-una.

A própria entrevistada se destaca pela forma apaixonada como que se dedica a essa causa da maior importância. Seu empenho pessoal tem o reconhecimento de todas as entidades e apoiadores da SOS Itupararanga.

SAIBA MAIS

A SOS ITUPARARANGA é uma organização ambientalista sem fins lucrativos, sediada em Ibiúna (SP), que atua na preservação da APA de Itupararanga e auxilia no desenvolvimento sustentável da região.

Este ano completa 23 anos de existência a entidade com dezenas de projetos sustentáveis, cursos de formação de jovens, mobilização social e cada vez mais consultada como fonte de informação no debate público sobre meio ambiente, a SOS tem se tornado uma referência entre as organizações ambientais na região.

MUITO ALÉM DA REPRESA

Viviane e João Rodarte durante a reunião anual da SOS Itupararanga
Além dos presenciais, houve também aqueles que participaram remotamente da reunião

Quando se fala na SOS Itupararanga, muitas pessoas acreditam que as ações são voltadas apenas para a Represa Itupararanga, em si. Mas o trabalho vai muito além.

As ações abrangem toda a Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga, que existe para proteger os recursos hídricos, os rios, córregos e suas nascentes, e os fragmentos florestais, incluindo suas espécies de plantas e animais presentes na bacia hidrográfica da represa.

A APA engloba 8 municípios: Ibiúna, Piedade, Votorantim, Alumínio, Mairinque, São Roque, Vargem Grande Paulista, além do distrito de Caucaia do Alto, que pertence ao município de Cotia.

Todos estes municípios estão na mesma bacia hidrográfica, ou seja, seus rios e córregos abastecem a Represa Itupararanga. E, assim, a extensão do trabalho da ONG supera os limites de Ibiúna, tornando a entidade uma organização de ação regional.

A execução de seus projetos como fossas biodigestoras que estão em bairros distantes da represa, como no Tibúrcios… [atualize esse assunto, Vivi]No dia 2 de dezembro, a SOS Itupararanga, dirigida pelo empresário João Rodarte, realizou a sua reunião anual, apresentando um balanço de todas as atividades e dos projetos para 2024.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *