IBIÚNA – CONSELHEIROS TUTELARES TOMAM POSSE COM IMENSO DESAFIO

Na mais prestigiada solenidade dessa natureza já realizada em Ibiúna, cinco conselheiros tutelares tomaram posse na manhã de hoje (10), para o mandato de 2024 a 2028, com o imenso desafio de proteger e defender os direitos das crianças e adolescentes.

O evento realizado no Auditório Municipal, lotado e com calorosos aplausos e claques, contou com as presenças de autoridades, amigos e parentes dos empossados.

Coube à presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Sheila Marinho, fazer a leitura do termo de posse.

No discurso proferido em nome de seus colegas, o conselheiro Eli Valentim fez questão de assinalar que o compromisso de proteger as crianças e adolescentes de todas as formas de violência precisa da ação efetiva de toda a sociedade.

DADO PREOCUPANTE

Valentim destacou um dado preocupante, como um desafio a ser enfrentado pelo novo colegiado do Conselho Tutelar, pela gravidade dos crimes cometidos e as nefastas consequências que provocam nas vitimas, geralmente vulneráveis.

“Em 2022, o município de Ibiúna ficou em terceiro lugar na violação de direitos sexuais das crianças e adolescentes na Região Metropolitana de Sorocaba, considerando a relação de casos com o número de habitantes.”

Em um vídeo produzido e veiculado pela TVUNA, em que foi perguntado a cada um dos conselheiros como pretende cumprir a relevante missão que é atribuída pelo Estatuto de Defesa da Criança e do Adolescente – ECA, deixaram claro que estão unidos para atuar em torno do mesmo objetivo, ou seja, garantir os direitos fundamentais das crianças e adolescentes, conforme determina o artigo 3º:

 “A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta lei, assegurando-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

OS EMPOSSADOS

O Auditório Municipal ficou lotado de autoridades, parentes e amigos dos conselheiros empossados

Os cinco candidatos que tomaram posse hoje e foram diplomados, num ritual que incluiu um juramento solene de honrar a missão assumida, são:

Elisângela Aparecida de Oliveira Leme;

Márcia Cristina dos Santos Matos;

Camila Leite Domingues de Almeida;

Eli Valentim;

Jaciara Aparecida Soares dos Santos.

Cinco suplentes também foram diplomados:

Gislaine Cardoso de Oliveira;

Flávia Janaina Pedroso Pereira;

Edinelson Martins de Pontes;

Giovani Gabriel Pedroso Domingues;

Gustavo Antonio Cardoso.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *