BUNJIRO NAKAO TERÁ 2 DOS NOVOS 18 PEDÁGIOS A SEREM INSTALADOS NA REGIÃO SOROCABA

A região de Sorocaba terá 18 novos pedágios após a concessão de 460 quilômetros de rodovias feitas pelo governo de Tarcísio Freitas. Com isso, após a privatização, a chamada Rota Sorocabana passará a ter 23 trechos com cobrança, ao todo.

Os trechos concedidos correspondem a áreas  administradas pelo DER Departamento de Estradas de Rodagem – DER, como a SP-79, conhecida como a estrada de Juquiá, que liga a região de Sorocaba à Régis Bittencourt (BR-116), cortando região aMata Atlântica, na Serra do Mar.

Os leilões dos trechos serão realizados no dia 30 de outubro..

No trecho de serra, conhecida pela sua beleza, a estrada é sinuosa, com curvas fechadas e tráfego proibido para veículos de carga articulados. A concessão prevê a construção de faixas adicionais na subida, acostamentos e rampas de escape, além de melhorias na sinalização. O projeto prevê intervenções na SP-79 entre Salto e Juquiá.

Também faz parte do projeto a construção de um contorno da SP-79 em Juquiá para acesso à BR-116. O contorno possui as mesmas funções do anel rodoviário, porém, a principal diferença é que este não circunda completamente o perímetro urbano.

As intervenções dependerão de licenciamento ambiental, por se tratar de bioma protegido por lei federal e considerado Reserva da Biosfera pela Unesco. Conforme o governo estadual, o objetivo é deixar o trecho da Serra do Mar, entre Tapiraí e Juquiá, mais seguro. A rodovia liga a região de Sorocaba à rodovia Régis Bittencourt (BR-116), dando acesso também às praias do litoral sul de São Paulo.

PREÇOS DAS TARIFAS


Nas rodovias em concessão, os valores de pedágio vão variar de R$ 0,86 a R$ 12,20, a depender do trecho, com cobrança nos dois sentidos. A cobrança acontece após o segundo ano da concessão.

O edital prevê a requalificação tarifária, ou seja, a empresa passa a cobrar um aumento de 10% quando finalizar a construção de faixas adicionais em pista simples, um aumento de 40% para o trecho em que tiverem sido concluídas as obras de duplicação e de 61% após a finalização de faixas adicionais em pista dupla. Já os usuários frequentes, que usarem o mesmo trecho mais de dez vezes no mês, terão 10% de desconto na tarifa e, em caso de frequência maior, até 20%.

A nova concessão incorpora trechos atualmente concedidos à CCR Viaoeste, cuja concessão se encerra em março de 2025, e outros administrados pelo DER que hoje não têm pedágios.

LOCAIS DOS NOVOS PEDÁGIOS
• Castello Branco (SP-280) – km 59,9 – São Roque
• Castello Branco – (SP-280) Km 74,9 – Itu*
• Castelinho (SP-075) – km 12,5 – Sorocaba*
• Celso Charuri (SP 091) – km 4,1 – Sorocaba
• Castelinho (SP 075) – km 3,2 – Sorocaba
• Raposo Tavares (SP-270) – km 39 – Vargem Grande Paulista
• Raposo Tavares (SP-270) – km 47,6 – São Roque*
• Raposo Tavares (SP 270) – km 58,1 – São Roque
• Raposo Tavares – (SP 270) km 72,3 – Alumínio*
• Raposo Tavares (SP-270) – km 86 – Sorocaba
• Raposo Tavares – (SP 270) -km 95,1 – Sorocaba
• Raposo Tavares (SP 270) – km 101,3 – Sorocaba
• Raposo Tavares (SP 270) – km 111,8 – Araçoiaba da Serra*
• Santos Dumont (SP-79) – km 107,9 – Piedade
• Santos Dumont (SP-79) – km 138,2 – Tapiraí
• Santos Dumont (SP-79) – km 183,2 – Juquiá
• João Leme dos Santos (SP 264) – km 111,6 – Salto de Pirapora
• Francisco José Ayub (SP-264) – km 130,6 – Pilar do Sul
• Sebastião Camargo Penteado (SP-250) – km 162,8 – Capão Bonito
• Nestor Fogaça – km 122,9 (SP-250) – Pilar do Sul
• Bunjiro Nakao km 91,5 (SP-250) – Piedade
• Bunjiro Nakao – km 56,1 (SP-250) – Ibiúna
• Lívio Tagliassachi (SPA 053) – km 5,8 – São Roque
* Pedágios já existentes

MUNICÍPIOS ABRANGIDOS

Serão abrangidos pelas concessões as seguintes cidades da região: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Cotia, Ibiúna, Itu, Juquiá, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Vargem Grande Paulista e Votorantim.

O critério de seleção do vencedor será a maior outorga fixa paga ao Estado. Uma das obras previstas na concessão, a duplicação da rodovia Bunjiro Nakao entre Vargem Grande Paulista e Ibiúna, foi objeto de licitação recente pelo DER, no valor de R$ 152, 5 milhões. O trecho duplicado deve se estender até Piedade. A rodovia João Leme dos Santos, já duplicada entre Sorocaba e Salto de Pirapora, terá mais um trecho duplicado na passagem por esta cidade.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

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