PEDRÃO DA ÁGUA APRESENTA PROJETO PARA REGULAMENTAR A FUNÇÃO DE LÍDER DO GOVERNO
O vereador Pedrão da Água (Pros) apresentou hoje (4) na Câmara Municipal projeto de resolução visando três objetivos: 1. Incluir no Regimento Interno da Casa a função de líder de governo [e possívelmente também de vice-líder], que no passado era exercida de maneira informal; 2. regulamentar os procedimentos para os casos de moções de apoio e homenagens; 3. disponibilizar microfones nas mesas de todos os vereadores para facilitar os apartes e os registros documentais de todas as manifestações ocorridas nas sessões. Atualmente, existem somente três microfones: o do presidente da Casa, do 1º secretário e o da tribuna.
“Todas essas medidas objetivam otimizar os trabalhos legislativos da Câmara Municipal e se incluem no panorama das necessidades de atualizar o Regimento Interno tanto no que diz respeito à inserção de novas tecnologias quanto nas questões normativas”, afirmou o vereador.
Pedrão lembrou [é dele a iniciativa de dotar a Câmara de transmissão das sessões via Internet] que as gravações das sessões eram feitas em fitas cassetes, que ocupavam muito espaço, além de serem mais frágeis do que os CDs, que hoje armazenam todos os dados.
Moções
A questão das moções ganhou destaque em dezembro de 2013 quando o vereador Paulo Sasaki (PTB) apresentou proposta para homenagear o ministro Joaquim Barbosa, pelo relevante papel que este representou no caso dos mensaleiros, que o tornou famoso em todo o Brasil e também no Exterior.
Essa moção não foi aprovada porque o então vereador e hoje presidente da Câmara, Abel Rodrigues de Camargo (que trocou o PMDB pelo Partido Solidariedade) pediu discussão, provocando uma situação que surpreendeu a todos. Consultado o Regimento Interno, na época, verificou-se que ele era omisso em relação ao assunto. Essa talvez seja a principal razão por que Pedrão da Água tenha inserido o tema no seu projeto de resolução.
Líder do governo
Tão logo o projeto de resolução seja aprovado, o prefeito Eduardo Anselmo (PT) deverá fazer a indicação formal do seu líder e esse nome, se não houver nenhuma mudança no rumo dos acontecimentos, deverá ser Pedro Luiz Ferreira (Pedrão da Água), de acordo com comentários de políticos próximos ao atual prefeito.
A ele caberá agir com o propósito de dar sustentação política para o atual prefeito que está há pouco tempo no cargo num cenário dos mais incertos na história política de Ibiúna e tem pela frente a grande tarefa de definir uma face pública positiva do seu governo. Um desafio e tanto!