INVERNO COMEÇA NO DOMINGO; NA SEGUNDA, CHEGA A PRIMEIRA ONDA DE FRIO
O inverno começa neste domingo, dia 21, e já traz a primeira onda de frio que atingirá grande parte do Brasil.
Segundo informações da Climatempo publicadas pelo UOL, uma forte massa de ar polar deve provocar a queda das temperaturas a partir da próxima semana.
A massa de ar polar será intensa que avançará pelo interior da América do Sul.
A metereologista Josélia Pegorin, do Climatempo, afirmou que “nós vamos ter, nos primeiros dias do inverno de 2026, uma onda de frio de origem polar que vai avançar pelo interior da América do Sul. É nesta situação que o ar gelado consegue avançar com maior abrangência e maior intensidade sobre o Brasil”.
O resfriamento começa no dia 22, próxima segunda-feira, e seus efeitos devem ser sentidos no Sul do país, além de áreas de Mato Grosso e São Paulo.
O ar gelado chegará ao Norte do Brasil, com friagem intensa no Acre, Rondônia e no sul do Amazonas.
O Centro-Oeste e Sudeste também serão afetados e o ar frio deverá se espalhar pelo interior de ambas as regiões.
