PROGRAMA DE TV AO VIVO FARÁ RADIOGRAFIA DA VIOLÊNCIA EM IBIÚNA

robber and the thief hijacks the car

Ligo para um empresário muito conhecido em Ibiúna, que é produtor agrícola e mora no sítio. Pretendo convidá-lo a participar de um programa na TV Ibiúna. Sua voz é molemente. Educado, agradece ao convite e pede compreensão: “Minha casa foi assaltada. Me pegaram quando eu entrava no portão, me amarraram. Levaram muita coisa.” Em casa estava a mulher e uma criança. Mostrava-se ainda assustado e pedia para deixar o programa “mais para frente”, quando estiver se sentindo melhor.

Um ônibus leva de volta para casa trabalhadores e estudantes. Assaltantes de moto interceptam o veículo na estrada, rendem todos e furtam objetos e dinheiro. A polícia vai encontrar um dos bandidos mais tarde.

Tratores, animais, carros também têm sido alvo dos assaltantes na área rural de Ibiúna. Na segunda quinzena de junho deste ano, o delegado José de Arruda Madureira Júnior anunciou a prisão de pelo menos oito assaltantes. Na ocasião, num breve período de tempo, mais de cinquenta chácaras de veraneio e sítios haviam sido invadidos.

Os objetos recuperados ficaram disponíveis na Delegacia de Polícia à disposição dos proprietários.  Os bairros onde então houve maior incidência de assaltos foram Paiol Grande [particularmente o mais atingido], Piaí, Veravinha, Verava, Boava, Puris, Lageadinho, Recreio Murundu, Alves.

Embora não haja muitas ilhas de paz e segurança no Brasil, mesmo porque há uma relação direta entre escassez e violência, é importante que Ibiúna reúna forças a fim de proporcionar maior segurança aos seus cidadãos. Ainda ontem, um ex-secretário da Segurança Pública em Ibiúna, confidenciou à vitrine online que fica em estado de alerta ao andar à noite nas ruas centrais da cidade.

Por tudo isso, apresentaremos no próximo dia 28, às 19 horas, ao vivo pela TV Ibiúna [www.tvibiuna.com.br] um programa especial sobre a violência e como combatê-la, de modo que os munícipes possam ter confiança e se sentir um pouco mais seguros.

Já confirmaram participação o comandante da Polícia Militar em Ibiúna, capitão Claiton dos Santos Leite; o presidente do Conselho Municipal de Segurança – Conseg, Marcelo Zambardino.

Também foram convidados e aguardamos confirmação o novo secretário da Segurança Pública de Ibiúna, Roberto Antônio Alves da Silva, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Benedito Donizete Borba de Oliveira.

Como sempre, os internautas poderão fazer perguntas ou comentários ao vivo através do chat.

___________

Carlos Rossini, “O repórter da cidade”, é editor de vitrine online e colaborador da TV Ibiúna

 

 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.