IBIÚNA – NÚMERO DE PRESOS É RECORDE; POLÍCIA CIVIL ANUNCIA TER DESARTICULADO DUAS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS
A megaoperação desencadeada hoje (3) pela Polícia Civil de Ibiúna visando reduzir o tráfico de drogas no município [leia matéria abaixo] resultou na prisão de 23 pessoas [13 homens e 10 mulheres, uma das quais grávida de oito meses] em sete bairros – Vargem do Salto, Cupim, Matadouro, CDHU Santa Lúcia, Cachoeira, Rosarial e Centro.
Foi a maior prisão já feita em único dia na história delegacia local, que contou com a participação de 117 policiais civis de Ibiúna e de cidades da Região Sorocaba e 39 viaturas. A Guarda Civil dos municípios de Cerquilho e Salto enviaram cães farejadores para auxiliar na localização de drogas.
Em relatório sobre a operação, que durou oito meses, a Delegacia de Polícia de Ibiúna anuncia que foram desarticuladas “duas organizações criminosas que exploravam o tráfico de drogas no município [mais especialmente nos sete bairros citados]” e que “ambas eram comandadas por líderes regionais da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC)”.
Tanto o delegado titular, José de Arruda Madureira Júnior, quanto o delegado Fabrício Lopes Ballarini, disseram que as investigações se constituíram de “inteligência policial e diligências de campo” tendo sido realizadas “exclusivamente pela Polícia Civil de Ibiúna”.
O mesmo relatório informa que “ao longo desses oito meses foram efetuadas 7 prisões em flagrante e uma apreensão de adolescente por tráfico de drogas”. Acrescenta que nesta hoje foram cumpridos 29 mandados de prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão.
As oito mulheres presas seriam transferidas ainda para a unidade prisional feminina em Votorantim e os homens, para a prisão de São Roque.
GRÁVIDA PASSA MAL
A mulher grávida, ainda jovem, por volta das 15h30, passou mal na cela onde se encontrava com as demais presas, e foi rapidamente conduzida para o Hospital Municipal de Ibiúna. Mais tarde, o delegado titular recebeu um telefonema por meio do qual foi informado que ela havia entrado em trabalho de parto e que ficaria internada.
Esse fato obrigou que o experiente policial tivesse que consultar seus superiores, pois se tratava de um caso inédito para ele. Pouco tempo depois, no entanto, a mulher estava de volta à delegacia. Sua acompanhante informou que o médico dissera que se tratava de um quadro de nervosismo.
MATERIAL APREENDIDO
O material apreendido na operação inclui 90 microtubos de cocaína, um pacote contendo uma substância amarelada [irá ser periciada sob suspeita de se tratar de crack], um pacote de pasta de cocaína, uma balança de precisão, dois telefones celulares e pelo menos dois veículos, que não foram especificados para vitrine online.