IBIÚNA – DECRETO MUNICIPAL MANTÉM FEIRA LIVRE NA AV. ANTONIO FALCI

A TVUNA e vitrine online publicaram, respectivamente, um vídeo e uma notícia sobre a feira livre realizada no dia 16 em um trecho urbano de um quilômetro interditado da av. Antonio Falci, onde se realizou a feira das quintas-feiras que habitualmente acontece em uma das duas áreas de lazer que margeiam essa via.

A população reagiu de imediato fazendo centenas críticas severas e/ou irônicas à Prefeitura por essa medida considerada “absurda”, pois na realidade trata-se de uma extensão de uma rodovia estadual, a Bunjiro Nakao, que liga São Paulo à região sul do estado e Ibiúna a Piedade.

Todo o tráfego pesado que passa por ali foi desviado para duas ruas centrais – avenidas Vereador Benedito de Campos e Maria de La Farina Milani – que ficaram congestionadas em vários momentos, durante o período da realização da feira, das 4 às 13h30.

O motivo desse enorme equívoco administrativo foi a decisão da Prefeitura de autorizar a instalação simultânea de um parque de diversões e de um circo, que ocuparam inteiramente as duas áreas de lazer.

“A feira livre poderia ser realizado em uma outra rua, mas jamais em uma trecho de rodovia”, afirmou um leitor.

Vitrine online apurou que as possíveis opções avaliadas pelo Executivo – av. Vereador Benedito de Campos e a rua do Correio – provocaram reações dos comerciantes, o que o levou, numa decisão arriscada, a transferir a feira para a avenida de tráfego intenso.

Igualmente a opção de se voltar para a avenida Fortunatinho, onde a feira livre se realizou durante anos, deixou de ser considerada pela Prefeitura supostamente pela existência de reclamações, como alegam alguns funcionários.

De qualquer modo, as autoridades municipais criaram um problema por falta de planejamento estratégico e se tornaram reféns de uma situação vexatória.

DECRETO MANTÉM FEIRA NA AVENIDA

Nesta sexta-feira (17) o prefeito Paulo Sasaki publicou o Decreto nº 3261, assinado no dia 14.5, em que determina que a feira deve se realizar na avenida Antônio Falci na próxima quinta-feira, dia 23, o que ocorrerá em mais duas quintas-feiras, a menos que a inteligência municipal pense diferente e faça uma nova escolha de local. De qualquer forma, vitrine online não encontrou nenhuma pessoa, dentro e fora da Prefeitura, que tenha considerado essa medida uma decisão acertada, ao contrário.

FEIRA NOTURNA SEM ENERGIA ELÉTRICA

Na quinta-feira, durante breves entrevistas com a maior partes dos feirantes, eles se queixaram de que não são respeitados pela Prefeitura, que são jogados de um lado para outro e a maioria considerou um “erro” fazer a feira na avenida.

Na feira noturna da última sexta-feira (17), na avenida Vereador Benedito de Campos, faltou energia elétrica e as barracas tiveram que ser desmontadas, informou uma leitora da revista vitrine online. Ela enviou a foto reproduzida abaixo e escreveu: “Uma banca chegou a fritar pastéis sob a luz de um celular.”

A feira noturna da sexta-feira foi prejudicada por falta de energia elétrica

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *