ELEIÇÕES 2016 – EDUARDO ANSELMO FILIA-SE AO PP E É PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE IBIÚNA
O ex-prefeito Eduardo Anselmo Domingues Neto, 52, filou-se na segunda-feira (29) ao Partido Progressista, durante reunião do Diretório Estadual do Partido realizada na sede da agremiação na avenida República do Líbano, em São Paulo. Sua ficha foi abonada pelo presidente regional da sigla, deputado federal Guilherme Mussi. O advogado Luiz Machado, presidente do diretório do partido em Ibiúna, participou da solenidade da oficialização do ato.
Dessa forma, Eduardo Anselmo fica em posição de ser pré-candidato a prefeito de Ibiúna nas eleições do dia 2 de outubro deste ano. Ele deixou o Partido dos Trabalhadores (PT) pelo qual concorreu à prefeitura de Ibiúna nas eleições de 2012, obtendo um total de 16.224 votos ficando em segundo lugar, logo abaixo de Fábio Bello (PMDB) que obteve pouco mais de 19.000 sufrágios. Fábio, no entanto, teve sua candidatura impugnada, fato que levaria a um imbróglio inédito na história política de Ibiúna.
PELO BEM COMUM
“O trabalho do político é para o bem comum”, disse hoje (1º) Eduardo Anselmo à vitrine online. Afiançou que esse período conturbado em que permaneceu à frente do governo municipal teve um ganho de experiência no trato dos assuntos políticos de valor inestimável. Pôde ver os erros cometidos, para jamais repeti-los, e consubstanciou sua percepção de que “precisamos nos unir e caminhar juntos pelo bem comum em nossa cidade, que precisa de um planejamento que possibilite uma grande transformação administrativa absolutamente necessária”.
Quanto à sua candidatura em si, Eduardo Anselmo informa que tem sido muito perguntado pela população e chegou a concluir que seria “uma omissão de sua parte” desconsiderar os votos que recebera, assim como a esperança que representa para uma considerável parcela da população ibiunense. [Resultado de pesquisas de tendências eleitorais ratificam suas palavras em termos do desejo popular, pois aparece “colado” com Fábio Bello, como uma forte alternativa para os eleitores ibiunenses descontentes com o estado do município. Essa aposta também está sendo feita por um grupo político experiente.]
PERÍODO TUMULTUADO
Eduardo Anselmo tomou posse no dia 1º de janeiro de 2013 e ficou no poder por oito meses, quando, por determinação superior, o então juiz eleitoral de Ibiúna, Wendell Lopes Barbosa de Souza, procedeu a recontagem de votos e determinou que Bello assumisse o cargo, em que permaneceu por apenas três meses. Em nova reviravolta, Eduardo volta assumir a prefeitura no dia 6 de dezembro permanecendo no cargo até o dia 3 de outubro de 2014. Uma liminar concedida pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Fux, mais uma vez, determinaria o retorno de Bello, ao cargo, o que aconteceu no dia 3 de outubro de 2014. Posteriormente, o Tribunal Superior Eleitoral garantiu a volta de Bello, que cumprirá o mandato até o seu final, no dia 31 de dezembro de 2016. O professor Eduardo Anselmo permaneceu no cargo de prefeito por 17 meses.
DADOS PESSOAIS
Eduardo Anselmo Domingues Neto, com formação superior completa, é professor na Educação Básica há décadas. É casado com Albertina da Silva Domingues e tem quatro filhos.