ASSUNTO EXPLOSIVO – VEREADORA QUER QUE CÂMARA DE IBIÚNA REVISE CONTAS REJEITADAS DE FÁBIO BELLO
A vereadora Aline Alves de Moraes (DEM), integrante da base aliada do prefeito Fábio Bello, protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Ibiúna na última terça-feira (1º,3) requerimento dirigido ao presidente da Casa, Paulo Sasaki (PTB), também aliado do prefeito, um pedido de revisão das contas de Fábio Bello, de 2007 e 2008, rejeitadas na legislatura anterior.
Sasaki até na manhã de hoje (9) ainda não havia se manifestado sobre o assunto, mas se sabe que se trata de um fato sem precedente e não previsto no Regimento Interno da Casa, segundo apurou vitrine online.
As referidas contas haviam sido aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, mas foram rejeitadas, respectivamente, nos anos de 2010 e 2011. O provável argumento empregado pela vereadora deve citar como justificativa que o prefeito não teria podido usar seu direito de defesa, na ocasião.
Bello entrou com recurso no Poder Judiciário, em Ibiúna, visando obter aprovação de uma ação anulatória, mas perdeu em primeira e segunda instâncias no que diz respeito às contas de 2007; em relação às contas de 2008, perdeu em primeira instância e aguarda julgamento do recurso em segunda instância.
ATITUDE OUSADA
A iniciativa da vereadora Aline de Moraes pode ser considerada extremamente ousada e, possivelmente, inspirada nas últimas vitórias obtidas pela base do prefeito – conta com 12 aliados, num total de 15 vereadores – como foi o caso da aprovação do projeto de lei para instalação de zona azul digital nas ruas centrais do município, com efeito retroativo a 8 de dezembro – fato que coonestou uma medida notoriamente ilegal da prefeitura.
Pelo menos um vereador oposicionista, que ainda ontem tentava confirmar se era verdadeiro o fato de a vereadora ter protocolado o requerimento com aquele propósito, disse à vitrine online que se confirmasse a suspeita “seria um absurdo sem precedentes no mundo” e que liquidaria com toda a possibilidade de esperança de haver um comportamento equilibrado e saudável no Legislativo ibiunense”.
Esse assunto, mesmo que a oposição esteja em minoria palmar, deverá se tornar um tema extremamente polêmico, dependendo da atitude a ser tomada pelo atual presidente da Câmara, Paulo Sasaki, um bellista histórico e que já se declarou pré-candidato a prefeito. (C.R.)