PARTICIPAÇÃO É GRATUITA – ENTIDADES REALIZARÃO SEMINÁRIO REGIONAL DE AGROECOLOGIA EM IBIÚNA
O Sindicato Rural de Ibiúna e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizarão no dia 27 de agosto o 12º Seminário Regional de Agroecologia, no Centro Cultural de Ibiúna a partir das 7h30. A participação é gratuita.
O objetivo desse evento é despertar a consciência do produtor rural em relação aos benefícios da agricultura ecológica, disseminar técnicas, mostrar experiências na comercialização, abordar a importância do marketing e da comunicação a pequenos produtores, além de apresentar as novidades em termos de certificação compartilhada.
Crescente no Brasil, a agroecologia é uma alternativa sustentável ao modelo do agronegócio, já que privilegia a agricultura familiar, responsável por mais de 10% do PIB brasileiro, ajuda a preservar o meio ambiente e fixa o homem no campo.
PROGRAMAÇÃO
7h30 – Credenciamento e café da manhã
8h30 – “Técnicas eficientes de produção em agroecologia”
Wilson Tivelli – Diretor da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica (UPD AE).
9h30 – Homenagem a Issao Ishimura
10h00 – “Certificação compartilhada e legislação”
Marcelo Laurino – Coordenador do CPorg
11h00 – “Novas técnicas de compostagem”
Nobel Penteado – Coordenador do Núcleo de Estudos Ambientais da Uniso
12h00 – Almoço
13h00 – “Comercialização na agroecologia”
Araci Kamiyma – Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo
14h00 – “Controle Biológico”
Ariclenis Ballarotti – Diretor na Insuforte Nutrição Vegetal Ltda
15h00 – “Comunicação e Marketing na agricultura familiar”
Fernando Moraes – Fundador da Acesso Livre Comunicação
16h00 às 16h30 – Certificação e Encerramento
O QUE É AGROECOLOGIA
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, agroecologia abrange o manejo ecológico dos recursos naturais, por meio de formas de ação social coletiva, com propostas de desenvolvimento participativo, desde as formas de produção até a circulação alternativa de seus produtos, estabelecendo relações entre produção e consumo capazes de encarar a crise ecológica e social.
A agroecologia deve ser compreendida em uma dimensão integral em que as variáveis sociais ocupam um papel muito relevante. As relações estabelecidas entre os seres humanos e as instituições que as regulam constituem na peça chave dos sistemas agrários, que dependem do homem para sua manutenção, respeitando ainda os sistemas de conhecimento local e tradicional, onde reside o potencial endógeno que garante a dinamização da biodiversidade ecológica e sociocultural.
A agroecologia surgiu como uma alternativa para enfrentar os problemas gerados pelo modelo de agricultura convencional industrial estabelecido com a revolução verde, especialmente os monocultivos agrícolas, responsáveis pela diminuição da biodiversidade dos sistemas naturais. De modo mais simples, a agroecologia pode ser definida como a aplicação dos princípios ecológicos para o entendimento e desenvolvimento de agroecossistemas sustentáveis.