PERSONA – ZORINHO AMARAL É MESTRE DOS ESPORTES EM IBIÚNA

Osório do Amaral Filho (Zorinho) nasceu em Ibiúna no dia 21 de agosto de 1958 e se tornou um dos maiores expoentes de atividades esportivas no município, tanto atuando como professor quanto praticante de diversas modalidades.

Transbordou seu amor pelos esportes para uma legião de alunos, crianças a adultos, aos quais certamente deixou sua marca como um incentivador de hábitos de saúde e bem-estar físico e mental.

Quem o vê na rua, quase sempre com uma mochila nas costas, logo percebe seu jeitão modesto, simples, sua maneira alegre, cortês e bem-humorada como trata todos que encontra pelo caminho.

Deixemos que ele conte sua própria história:

“Sou filho de Osório do Amaral e Lygia do Amaral. Meu pai veio de Sorocaba, viúvo, com duas filhas e casou com minha mãe. Meus irmãos: Olga Amaral Elias, Ivani do Amaral (in memorian) e Agenor do Amaral. Sou casado com Andrea M. Ribeiro do Amaral com quem tenho três filhos: Renan R. do Amaral (28), Alex Ribeiro do Amaral (24) e Felipe R. do Amaral (20).”

Apesar de todo o seu empenho que somente gera benefícios para a população, Zorinho nem sempre contou com o apoio das autoridades municipais:

“Ibiúna, na verdade, nunca teve uma política voltada para o esporte. Nossos políticos só se preocupam com o esporte em época de eleições”, testemunha.

“O Município quando ajuda envia um veículo para transportar os atletas e raramente doa alguns lanches. Eles não têm ideia da importância do Esporte na vida dos cidadãos. Quem investe em Esporte economiza com Saúde, Segurança, Educação, etc.”

“Temos muitas modalidades esportivas sendo praticadas em Ibiúna e quando as equipes ou atletas se destacam, em suas modalidades, isso se deve aos esforços dos próprios, atletas e de seus treinadores, que conseguem isso gastando seu próprio dinheiro. Elaborei algumas Leis para o esporte, só precisam ser colocadas para funcionar. Constam algumas Academias e esportes, que fui pioneiro em Ibiúna. Já participei de diversas corridas de ruas, como Maratona (42 km), Meia Maratona (21 km), São Silvestre (15 km).”

Zorinho como Ninja Jiraya, herói infantil japonês

Na década de 1980, como reflexo de seu bom-humor, atuou em teatros e circos como o Ninja Jiraya, herói das histórias infantis japonês.

ATIVIDADES

Seu currículo profissional é exemplar:

Profissional de Educação Física – Registro no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e Conselho Regional de Educação Física (CREF) Nº 9473-P/SP

Professor Técnico de Musculação pela Confederação Brasileira de Culturismo (CBCM) e Federação Paulista de Musculação (FEPAM)

Professor de Capoeira Regional pelo “Grupo Cativeiro Capoeira”

Professor de Capoeira de Angola pela “Associação de Capoeira Cultura Brasileira Angola”

Professor faixa preta de Kickboxing pela “Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB)”

Professor faixa preta de Kickboxing pela “International Sport Kickboxing Association” (ISKA)

Professor de Boxe Olímpico pela “Liga Sorocabana de Boxe” (LISOBOXE)

Árbitro de Kickboxing pela Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB)

Personal Trainer  : Musculação

Personal Figther  : Boxe Olímpico e Kickboxing

CONTRIBUIÇÃO INESTIMÁVEL

Zorinho foi responsável pela:

1ª Academia de Capoeira (Grupo Cativeiro Capoeira)- 1980

1ª Academia de Musculação, Ginástica Aeróbica, Jazz e Ballett (Academia Athletic Center) – 1984

1ª Academia de Kickboxing (Ibiúna Kickboxing Team) – 1990

1ª Academia de Boxe Olímpico – 2005.

Treinamento e participação dos primeiro atletas de Musculação em Campeonatos Regionais, Estaduais e Brasileiros.

Treinamento e participação dos primeiros atletas de Kickboxing em Campeonatos Regionais, Estaduais e Brasileiros

Treinamento e participação dos primeiros atletas de boxe nos Jogos Regionais.

REALIZAÇÕES

Como diretor e assessor de Esporte da Municipalidade contabiliza inúmeras realizações:

Campeonatos e Torneios de: Voleibol (masc/fem), Basquete (masc/fem), Futsal (masc/fem), Futebol de Campo (masc/fem), Bilhar, Truco, Judô, Jiu Jitsu, Boxe, Karatê, Corrida Pedestre, Xadrez, Kickboxing, Pipas, Ciclismo, Voleibol Grupo 3ª Idade (masc/fem).

Chefe das Delegações dos Jogos Regionais por 15 vezes.

Foi responsável pelas primeiras Escolinhas Municipais de Esporte (Voleibol e Futebol) – 1997

1º Campeonato Municipal Veterano de Futebol de Campo – 1997

1º Campeonato Municipal Veterano de Futsal – 1991.

Campeonato Municipal Mirim, Infantil e Juvenil de Futebol de Campo – 1997

1º Campeonato Municipal Mirim, Infantil e Juvenil de Futsal – 1997

1º Campeonato Municipal de Mountain Bike – 1997

1º Campeonato Municipal de Xadrez – 1997

1ªs Escolinhas Municipais de Artes Marciais (Capoeira, Judô, Kickboxing, Karatê e Jiu-Jítsu)

Elaboração e Organização do Projeto, que agora é a Lei nº 398 de 22 de abril de 1997, que autoriza o uso de espaços do Ginásio Municipal de Esporte para exploração de publicidade.

Criação e nome da “Corrida Pedestre da Estância Turística de Ibiúna”- 2000

Elaboração e Organização do Projeto, que agora é a Lei nº 1908 de 19 de dezembro de 2013, para oficialização e Inclusão da “Corrida Pedestre da Estância Turística de Ibiúna,” no Artigo 7º da Lei Municipal nº 1662 de 23 de setembro de 2010/Calendário Oficial de Eventos do Município – 2013

Elaboração e Organização do Projeto, que agora é a “Lei nº 1969 de 21 de agosto de 2014”, para a “Formação do Conselho Municipal de Esporte e Lazer e Instituição do Fundo Municipal de Esporte e Lazer – 2014

Em 1997, Zorinho recebeu uma “Moção de Apoio e Aplausos” da Câmara Municipal de Ibiúna pelos importantes trabalhos realizados em prol do Esporte Ibiunense.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *