IBIÚNA – POSTO DE SAÚDE CENTRAL PASSA A ATENDER CASOS DE SUSPEITAS DE COVID-19 NESTA SEGUNDA-FEIRA

Vitrine online apresentou um questionário à Prefeitura com o objetivo de esclarecer a população sobre o isolamento de parte do Posto Central de Saúde, localizado na avenida São Sebastião onde, a partir desta segunda-feira (5), passa a atender pessoas com suspeitas de covid-19.

Essa mudança que já noticiamos visa sobretudo evitar que pessoas com sintomas leves, com dor de cabeça ou gripe comum, sejam atendidas no Hospital Municipal a fim de que não fiquem sujeitas a “altos riscos de contaminação”.

Os casos considerados mais graves pelos clínicos que atenderão no Posto Central, como falta de ar, febre por muitos dias seguidos, serão encaminhados para o Hospital Municipal”.

As respostas fornecidas pela Saúde do município [veja abaixo, na íntegra] explicam em pormenores todas as mudanças a serem implantadas a partir desta segunda-feira.

“A mudança de local do Centro de Atendimento Covid-19, do Hospital Municipal para o Posto de Saúde Central, se deu por conta do atendimento ser ambulatorial, o que significa que pessoas com suspeitas de Covid estavam indo ao Hospital e, segundo preconização da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, essas pessoas não devem procurar o Hospital, que só deve receber casos de atendimento mais agravados, de acordo com o diretor da Divisão de Rede Básica, Reginaldo Ribeiro.

ATENDIMENTOS PEDIÁTRICOS E A GESTANTES

No Posto de Saúde Central haverá um espaço reservado, com a entrada pela Avenida São Sebastião, para pessoas com suspeita de Covid-19, sem nenhum contato com os atendimentos pediátricos e de gestantes, que terão a entrada pela rua Mario Arizono. Sem risco de haver contato entre os dois setores do Posto.

De acordo com o diretor da Divisão da Rede Básica, todos os clínicos gerais serão destinados aos casos suspeitos de Covid-19. Sendo assim, os atendimentos ambulatoriais de clínico geral estão suspensos por prazo indeterminado. Ele afirma, ainda, que, em caso de necessidade, médicos que atendem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) serão chamados para o atendimento dos casos suspeitos no Posto de Saúde, já que a pandemia é o foco principal da Saúde.

Os casos de suspeitos com sintomas leves serão orientados com todos os protocolos e tratamentos necessários. Já os casos considerados mais graves, como falta de ar, febre por muitos dias seguidos, serão encaminhados para o Hospital Municipal, onde serão atendidos na área respiratória, onde se encontra, também, a área para casos de pessoas internadas e entubadas por Covid-19.

GRANDE NÚMERO DE CASOS SUSPEITOS

Os atendimentos de pacientes naturais estão suspensos no Posto de Saúde Central, em virtude do grande número de casos suspeitos de Covid-19, sendo assim, todos os clínicos gerais da unidade estarão voltados ao atendimento das pessoas com suspeitas.

Reginaldo contou, ainda, que muitas pessoas com sintomas leves estão indo para o Hospital, local com alto risco de contaminação e, assim, a pessoa que poderia estar apenas com dor de cabeça ou gripe leve, pode se contaminar.

A descentralização do atendimento para o Posto de Saúde não implica em situação de colapso, já que há leitos disponíveis no Hospital, na enfermaria e na clínica médica, com o médico intensivista realizando visitas rotineiramente e o espaço físico do Hospital não está comprometido. A nova estratégia tem o intuito de desafogar a área respiratória do Hospital.”

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *