EVA WILMA MORRE AOS 87 ANOS VÍTIMA DE UM CÂNCER
A atriz Eva Wilma, com setenta anos de uma reconhecidamente brilhante e longa carreira artística, morreu ontem (15) às 22h08, aos 87 anos, vítima de um câncer no ovário, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde o dia 15 de abril para tratamento de problemas cardíacos e renais.
A assessoria de imprensa da atriz divulgou nota confirmando o ocorrido esclarecendo a causa da morte, um câncer de ovário disseminado, que a levou a insuficiência respiratória. “Nossos profundos e sinceros sentimentos a todos os familiares, especialmente a John Herbert Buckup e Vivien Buckup” [seus filhos], diz a nota. Além dos filhos, a atriz deixa três netos.
Eva Wilma havia apresentado melhora na função do coração e os médicos estavam cuidando dos seus rins, mas no dia 8 de maio a atriz recebeu o diagnóstico de câncer no ovário, o que fez com que os médicos começassem tratamento oncológico visando conter o avanço da doença.
Nascida em São Paulo em 1933, Eva Wilma iniciou sua carreira no teatro na década de 1950, quando também fez dois filmes. Sua estreia na TV na antiga Tupi, se deu em 1953, no seriado “Namorados de São Paulo”, depois conhecido como “Alo Doçura”. Na década de 1970 se tornaria uma das maiores atrizes brasileiras.
Antes, em 1968, ela e outras atrizes famosas, como Eva Tudor, Odete Lara, Norma Bengel, Tônia Carrero, Leila Diniz e Cacilda Becker participaram de uma greve contra a censura na ditadura militar, no centro do Rio de Janeiro. Uma foto histórica desse movimento, todas elas de mãos dadas, documentou a manifestação que ficou conhecida como a passeata dos 100 mil.
Afastada da televisão desde 2018, quando gravou a novela “O Tempo não Para”, da TV Globo. Mas seu portfólio artístico inclui um grande número de novelas como “Mulheres de Areia”, do seriado “Mulher”, “A Indomada” e tantas outras.
Eva Wilma Riefle Buckup Zaratini, esse seu nome civil, foi casada com o ator John Herbert entre 1955 e 1976, também viveu um casamento de vinte e três anos com o ator Carlos Zara, ambos já falecidos.