IBIÚNA-MAIRINQUE – PONTE ESTREITA QUE LIGA AS DUAS CIDADES ESTÁ INTERDIDATA PARA VEÍCULOS PESADOS

Depois que um grupo social denunciou ontem (10) que a ponte estreita localizada sobre o rio Sorocaba, no município de Ibiúna, da Estrada Angelino Soares Campos, que liga Ibiúna a Mairinque, apresenta de sérios defeitos estruturais, com risco de queda, tanto a Prefeitura de Ibiúna quanto de Mairinque proibiram o trânsito no local de caminhões pesados e carretas. No território mairinquense a estrada se chama Kotaro Iwamoto e é uma estrada estadual.

Por meio de nota oficial, a Prefeitura de Mairinque orientou que “evitem transitar pela estrada Mairinque-Ibiúna, no trecho final em Ibiúna. O trecho final (ponte de passagem única), já no município de Ibiúna está liberado apenas para veículos de pequeno porte. A GCM está no trecho de Mairinque neste momento (à tarde) orientando os motoristas”.

A Prefeitura de Ibiúna, também por meio de nota assinada pela coordenadora civil, Luciana Atui, anunciou que hoje (11) foi realizada vistoria da ponte. “Estamos fazendo o relatório (que) segunda-feira será entregue em São Paulo para o governador, solicitando apoio no conserto da ponte”.

Aparentemente, estrutura da ponte está comprometida

Atui esteve à tarde com a Defesa Civil e Departamento de Trânsito de Mairinque, “que já está orientando” os motoristas. O comandante da GCM de Ibiúna, Dito Santos, também foi notificado pela Defesa Civil e deverá adotar as medidas para impedir o tráfego de veículos pesados sobre ponte.

Em novembro de 2018, vitrine online publicou notícia informando que ao passar por ali um caminhou destruiu parte da cabeceira da ponte que, posteriormente, foi reparado, mas é notório que, construída há décadas, a ponte está obsoleta (e aparentemente insegura) para o trânsito de veículos de todos os portes que passam por ali, além de ambulâncias que levam e trazem pacientes para os hospitais de Sorocaba.

Além da ponte em si, a estrada é perigosa em toda a sua extensão. Estreita, cheia de subidas e descidas, buracos, até mesmo uma pedra gigantesca surge repentinamente no meio da via e há muito deveria ser objeto de melhorias visando a segurança dos seus usuários.

Um deputado federal postou hoje um vídeo em que anuncia ter conseguido a aprovação do recapeamento de toda aquela via. Tomara que isso se efetive, mas é preciso pensar também na duplicação da ponte, nova sinalização e outras melhorias, já que não possui acostamento em sua extensão. (C.R.)

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *