IBIÚNA – VENDER OU ALUGAR CASA NO “MINHA CASA, MINHA VIDA” É ILEGAL

Quem comprar ou alugar uma casa no Condomínio Residencial Ibiúna – são 472 casas construídas pelo “Programa Minha Casa, Minha Vida”, na Estrada da Cachoeira, no município de Ibiúna -, está sujeito a sofrer uma ação por parte do Banco do Brasil e perder a propriedade. [A foto acima, de fevereiro de 2015, na solenidade da entrega das chaves aos contemplados.]

O programa habitacional lançado pelo Governo Federal se destina a famílias de baixa renda especificamente para habitação dos contemplados e isso consta no contrato: as propriedades não podem ser vendidas ou alugadas, sob pena de se perder a posse do imóvel, que deverá ser destinado às famílias suplentes, que se inscreveram no programa mas não foram contempladas.

Fontes ouvidas por vitrine online hoje (28) advertiram que as pessoas não se deixem iludir por anúncios feitos nos portais da internet, pois, com certeza, sofrerão prejuízos por negociações indevidas.

O histórico do condomínio apresenta uma situação problemática desde que as famílias passaram o ocupar as residências, como problemas administrativos/contábeis, de abastecimento de água e de inadimplência, gerando uma forte insegurança por parte dos moradores ante a possibilidade de perderem suas habitações.

No entanto, recentemente, por meio de intensas negociações, os adimplentes concordaram em permitir que os inadimplentes pudessem liquidar suas dívidas condominiais por meio de parcelamento, sem cobrança de juros. Os acordos, por meio de um mutirão de parcelamento estão sendo feitos todas as semanas no escritório dentro do próprio condomínio, o que abre a possibilidade de regularização desse problema crônico.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *