UM AMOR INFINITO

Eles se casaram e foram felizes para sempre! Quantas pessoas no mundo viveram, como no the end de muitos filmes, esse desejo utópico em suas quimeras? Na vida real as histórias são bem diferentes e as pessoas vividas sabem como todas elas terminam…no absurdo cenário existencial.

Mas quem disse que não pode haver exceção? É possível que haja entre um homem e uma mulher um amor infinito e tão fascinante quanto o esplendor da luz que nos revela as cores do mundo.

Atenção mulheres e homens atentos e sensíveis! Pois houve um homem e uma mulher que foram muito além na encantadora cumplicidade do que o amor humano é possível.

Quem quiser saber do que se trata e compartilhar os mais nobres sentimentos de que a alma humana pode experimentar precisa ler Carta a D. – História de Amor, escrita pelo filósofo, escritor e jornalista André Gorz [esse é seu pseudônimo] para sua eterna amada.  Duas pessoas lindas!

Em 71 páginas bem escritas, fáceis de ler [li duas vezes no mesmo dia], o leitor será envolvido e terá seus olhos magnetizados pela força da narrativa

Reproduzo aqui como a carta começa, mas jamais revelaria o seu fim que asseguro como direito do leitor de vivê-lo totalmente a seu modo e singularidade, como o fiz:

“Você está para fazer oitenta e dois anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que quarenta e cinco quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz cinquenta e oito anos que vivemos juntos, e eu amo você mais do que nunca.”

Talvez não faça diferença alguma citar que Gorz tenha sido um dos mais importantes intelectuais de sua geração porque o que importa, e acreditamos que ele concordaria com essa ressalva, é o amor, sentimento capaz de nos tornar sublimes diante de uma existência à qual algumas vezes pode faltar sentido.

A história real de ambos termina no dia 22 de setembro de 2007, como proclama Ecléa Bosi, psicóloga, professora e escritora brasileira, em sua bela apresentação de a Carta a D.

Como se costuma dizer, nesse dia surgiram duas novas estrelas a brilhar no no céu. (C.R.)

P.S.: assinam a edição do livro Annablume/Cosac Naify, com tradução de Celso Azzan Jr e posfácio de Josué Pereira da Silva, professor de sociologia da Unicamp.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *