DAEE FARÁ RESTRIÇÕES DE CONSUMO DE ÁGUA NA BACIA DO RIO SOROCABA

O Grupo de Trabalho da Crise Hídrica aprovou hoje (28) mais uma redução de vazão do reservatório de Itupararanga, atendendo a uma recomendação do DAEE. Além disso, outras medidas foram recomendadas.

É importante citar que a represa Itupararanga é a principal fonte de abastecimento de água para a região Sorocaba para cerca de 1 milhão de consumidores. Seu volume de água, já bastante preocupante, continua diminuindo.

RESTRIÇÕES

O DAEE está elaborando ainda uma portaria que definirá as restrições de consumo para a bacia do Rio Sorocaba

A partir de 04 de novembro, a vazão será reduzida em mais 0,25m3/s, passando de 3 para 2,75m3/s

Também será formatada uma ação conjunta dos órgãos ambientais e do CBH-SMT tendo como público alvo os produtores rurais em função das captações para irrigação

As chuvas têm contribuído para manter o nível do Rio Sorocaba na ETA Vitória Régia. Ainda assim, a redução da vazão da represa Itupararanga é necessária para reservar essa água das chuvas, para evitar o agravamento da crise no futuro próximo.

Hoje a represa está na cota 817,63, operando com 22,03% de seu volume. Fonte: SOS Itupararanga

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *