CRIANÇAS SÃO PICADAS POR COBRAS VENENOSAS EM IBIÚNA, VOTORANTIM E SÃO ROQUE
Recentemente, três crianças, foram picadas por cobras venenosas na região – uma menina com cerca de três anos em Ibiúna e dois meninos, um em Votorantim outro em São Roque.
É importante lembrar que a região é coberta por matas e árvores e vegetação rasteira, o que é abrigo natural para os animais e motivo de se redobrar a atenção, sobretudo no caso de crianças.
No caso em Ibiúna, vitrine online indagou a Prefeitura a razão por quê a criança foi levada para a Santa Casa de Piedade, depois de permanecer cerca de duas horas [segundo o avô da menina] e, posteriormente, ainda para o Hospital Regional de Sorocaba. Felizmente era foi curada e já voltou para casa.
Hoje (3), a Prefeitura encaminhou a seguinte resposta:
“A Secretaria de Saúde informa que, desde o dia 31 de janeiro de 2020, foi pactuado com o Departamento Regional de Saúde (DRS) – Sorocaba e com a Santa Casa de Piedade, que o Hospital referido seria o polo de referência em picadas de insetos e animais peçonhentos da região, atendendo os municípios de Ibiúna, Tapiraí e Pilar do Sul.
O serviço é realizado na Santa Casa de Piedade, pois há local apropriado para armazenamento de soro crotálico, botrópico, aracnídeo, entre outros, bem como equipe especializada para atender pacientes que chegam atingidos por esse tipo de animal.
Sendo assim, por já haver uma referência próxima ao município, todos os pacientes acometidos por picadas de insetos e ou animais peçonhentos são encaminhados para Piedade, após coleta de exame específico (HGM, TP e TTPA).
O QUE FAZER
Vitrine online realizou pesquisa com o objetivo de orientar a população para esse problema que parece ter maior incidência em tempos mais quentes [os animais se movimentam mais]. Eis o resultado:
A ação mais importante: leve a vítima ou dirija-se ao hospital mais próximo o mais rápido possível após uma picada de cobra. Para não economizar tempo, limite as medidas de primeiros socorros ao mínimo necessário.
- O mais rápido possível, acione o socorro médico, 192 ou 193 ou leva a vítima o mais rápido possível para o hospital mais próximo.
- Acalme a vítima. Saiba que se a vítima estiver agitada e movimentar-se muito, as contrações musculares fazem com que o veneno se espalhe mais rápido no corpo. Por exemplo, coloque um braço em uma tipoia ou eleve a perna quando ela for afetada.
- Atenção: Não use tipoia.
- Nunca corte, chupe ou aperte o local da mordida. Você não deve resfriá-los intensivamente ou esfregá-los com desinfetantes ou qualquer outra substância.
- Retire anéis, pulseiras e similares pois pode haver inchaço caso a mordida tenha sido nos membros superiores.
- Se necessário, acalme a vítima com sedativos leves.
- Transporte a pessoa em repouso, deitada.
- Mantenha a vítima o mais imóvel possível com o membro afetado mais elevada que o restante do corpo e retire qualquer adereço ou acessório que possa impedir ou dificultar a circulação.
- Se possível, coloque compressas de água fria ou bolsa térmica. Isso ajudará no alívio da dor.
- Se ocorrerem sintomas como choque ou paralisia, coloque a parte superior do corpo da vítima no chão e coloque as pernas para cima.
- Se a assistência médica não estiver disponível de imediato, pode dar água à vítima.
- Certifique-se de que a cobra venenosa possa ser identificada para que a vítima possa receber um soro apropriado. Se necessário, tire uma foto para que você possa mostrá-la ao médico em caso de dúvida.
- JAMAIS: sugar a área da picada, fazer torniquete, corte ou perfuração ao redor do ferimento e também não aplicar nada sobre o mesmo para não agravar o estado geral da vítima. Fonte: site Prevenir em Casa.
O que são animais peçonhentos (venenosos)?
- serpentes;
- escorpiões;
- aranhas;
- lepidópteros (mariposas e suas larvas);
- himenópteros (abelhas, formigas e vespas);
- coleópteros (besouros);
- quilópodes (lacraias);
- peixes;