IBIÚNA – ESSA O POVO PRECISA SABER E SE TOCAR

Todos sabemos que – desafortunadamente – a poluição da rede hídrica do município de Ibiúna atingiu níveis para lá de preocupantes. O reflexo inquestionável é a triste situação da represa Itupararanga que prossegue em sua agonia histórica, seja pelo baixíssimo nível de suas águas, seja pela descarga diária imensa de esgoto sem tratamento, e a presença de metais traço e grande quantidade de nutrientes.

Uma instituição que tem tudo que ver com esse quadro lamentável atende pelo nome de Sabesp.

Exatamente nesta quarta-feira (10) deveria ser realizada uma audiência pública na Câmara Municipal da cidade, quando se debateria o saneamento básico e distribuição de água tratada pela Sabesp, dois assuntos cruciais que podem comprometer o futuro do município, sobretudo considerando que se trata de uma estância turística, pelo menos nominalmente.

A audiência foi cancelada.

Motivo: a Prefeitura protocolou o Projeto de Lei Complementar nº 12/2021 que “institui o Plano Municipal de Saneamento Básico e Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Município da Estância Turística de Ibiúna”.

Trata-se, em nosso entender, de um dos temas da maior relevância, pois diz respeito ao gigantesco problema resultante de um longo processo de cegueira por parte dos sucessivos gestores do município que simplesmente negligenciaram essa questão de fundo: a proteção do meio ambiente, como garantia tanto da qualidade ecológica como da vida das pessoas, exatamente nesse mesmo meio ambiente já seriamente afetado.

Vitrine online considera que tanto o Executivo quanto o Legislativo devem dar amplo conhecimento do conteúdo do referido Projeto de Lei e promover um amplo debate de modo que não haja pontos cegos em sua abrangência. O engajamento da sociedade é fundamental e, por isso mesmo, exige total transparência desse projeto, a fim de que haja um compartilhamento de responsabilidade pelo destino desta e das próximas gerações.

Da mesma forma, os parlamentares ibiunenses precisam dedicar o melhor de si mesmos para que se constitua uma lei efetivamente competente, abrangente e eficaz, o que vai requerer também nova forma de atuação da própria Sabesp em nosso município.

Até mesmo nos atrevemos a indicar ao presidente do Legislativo que tenha uma visão de grandeza que o assunto merece, de tal forma que se constitua uma lei substancial e robusta, pois esse documento poderá ficar para a história de Ibiúna – e aplaudido – se bem-feito.

É provável que na próxima sessão da Câmara o assunto seja apresentado em plenário para a apreciação, discussão e, posteriormente, seja colocado em votação. Mas, é preciso entender que o que está sendo colocado em pauta não é mais um projeto de lei, mas a decisão que definirá o futuro de todos os ibiunenses e de sua natureza. (Carlos Rossini é editor de vitrine online)

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *