IBIÚNA – REUNIÃO DO CONSEG AVALIA OCORRÊNCIAS POLICIAIS EM 2021

Além da avaliação das ocorrências registradas até 30 de novembro, a última reunião de 2021 do Conselho Comunitário de Segurança de Ibiúna – Conseg realizada na manhã de hoje (2) na sede da OAB, com a presença de todos os seus titulares [veja lista no rodapé] e de significativa presença de integrantes da população, revelou um notável alinhamento de ação conjunta entre Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Polícia Civil.

Presidente do Conseg-Ibiúna há nove anos, o engenheiro Marcelo Zambardino afirmou que “o combate à criminalidade é incansável e continuará sendo e que as reuniões mensais com a presença dos responsáveis pela segurança pública de Ibiúna dá oportunidade à população de acompanhar de perto o dia a dia do combate ao crime e a colaborar por meio de denúncias e situações que merecem cuidados especiais das autoridades da segurança pública”.

OCORRÊNCIAS

Eis o relato feito por Zambardino, com base nas informações prestadas pelas autoridades de segurança.

Em 2021, houve ligeira diminuição de roubos em 2021 em relação a 2020. Já os furtos apresentaram pequeno aumento em relação a 2020. De janeiro a novembro de 2021, houve 09 homicídios, contra 12 no ano de 2020. Nas reuniões do Conseg houve poucos questionamentos em relação a ocorrências com PIX, grande parte dos ladrões que atuam em ibiúna são de outras cidades.

Os furtos de cabos e fios elétricos aumentaram, isto porque esses materiais tiveram um grande aumento no valor das sucatas.

LEI MARIA DA PENHA

PM e Guarda Civil tem dado atenção especial a ocorrência e denúncias sobre violência doméstica (Lei Maria da Penha). O comandante da Polícia Militar em Ibiúna disse que sua instituição está realizando um trabalho não apenas de combate aos atos criminosos em si, mas fazendo um acompanhamento especializado às mulheres em seu ambiente doméstico.

CAIXAS DE VERDURAS

Representantes da Caisp apresentaram o grave problema de furtos de caixas utilizadas como embalagens para verduras, legumes e frutas, pedindo apoio às autoridades. Somente a Caisp está tendo um prejuízo financeiro anual de R$ 500 mil por furtos dessas caixas plásticas, cujas marcas dos proprietários têm sido raspadas.

PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO

O presidente do Conseg-Ibiúna também destacou que grande tem sido o aumento de ocorrências ligadas a perturbação do sossego festas e som alto principalmente nos fins de semana, o que provocado uma demanda além da capacidade de atendimento da GCM.

“MURALHA ELETRÔNICA”

O Conseg-Ibiuna  cobrou mais uma vez neste sempre a instalação de câmeras de segurança nas entradas e saídas do município de Ibiúna, conhecidas como “muralha eletrônica” que, uma vez instaladas, seria muito importante para a eficácia das instituições policiais, no controle e combate à criminalidade. “Em 2022, continuaremos cobrando essa providência.”

MORADORES DE RUA

O Conseg-Ibiuna está preocupado com a quantidade de moradores de rua em Ibiúna, pois tem recebido muitas reclamações de pessoas e famílias sendo intimidadas em praças ruas e avenidas da cidade

PARCELAMENTO DO SOLO

Outro problema grande são os parcelamentos de solo irregulares em Ibiúna e o Conseg não entende porque a Prefeitura não toma medidas efetivas para combater essas práticas prejudiciais ao território do município.

PARTICIPANTES

Participaram na mesa do evento o comandante da 2ª Cia. do 40º Batalhão da Polícia Interior, capitão PM José Eduardo de Souza Filho; o comandante da GCM, Dito Santos [estava acompanhado do GCM Jonas Eduardo, chefe de Grupamento], Dr. Rafael de Medeiros Marques, titular da Delegacia de Polícia Civil de Ibiúna; engenheiro Marcelo Zambardino, presidente do Conseg; Soledade Lima e João Kawakami, integrantes da diretoria do Conseg. Também participaram a vereadora Rozi Soares Machado e cidadãos interessados em acompanhar ou denunciar fatos para as autoridades da segurança pública. (Carlos Rossini é editor de vitrine online)

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *