IBIÚNA – PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO REIVINDICAM RATEIO DO FUNDEB

Atendendo à solicitação de professores da rede municipal de ensino do Município de Ibiúna, na última terça-feira (7) o vereador Naldo Firmino, com apoio de outros seis parlamentares, aprovou requerimento encaminhado ao prefeito municipal para que informe “se o município fará o rateio de 70% de gastos previstos pelo Fundeb para os professores da rede municipal de Educação”.

O requerimento salienta ainda que “caso o município não faça o rateio, explique de forma fundamentada com a lei do novo Fundeb, por qual motivo e de forma detalhada como foi ou onde foram aplicados os 70%” previstos na destinação de recursos do Fundeb – Fundo de Desenvolvimento de Educação Básica, do Governo Federal. Os demais 30% são destinados aos setores de poio à Educação como auxiliares, merendeiras, etc.

O requerimento de Naldo Firmino foi abonado pelos seguintes vereadores: Ronie Von, Aladim, Rozi da Farmácia, Fausto Dourado, Luiz Fernando Piu e Devanir.

NA REGIÃO

Em entrevista via WhatSapp com vitrine online, o autor do requerimento explicou que outros municípios da região, como Piedade, Mairinque, Araçariquaga, Vargem Grande Paulista fizeram o rateio, o que beneficia uma categoria que enfrentou as consequências da pandemia e teve de se adaptar a diversas mudanças.

Em 2013, o então prefeito e professor Eduardo Anselmo realizou o rateio.

Hoje (10), professores da rede municipal de ensino do Município procuraram vitrine online, a fim de que essa notícia fosse divulgada. Eles pediram para não serem identificados, a fim de se protegerem de possíveis retaliações.

PRAZO

Aprovado em plenário por sete edis, o Poder Executivo tem 15 de prazo após ter sido notificado para enviar a resposta à Câmara dos Vereadores.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *