IBIÚNA ELEIÇÕES 2024 – COMO AVALIAR O DESEMPENHO DE UM PREFEITO

Vitrine online, visando a contribuir com o processo eleitoral deste ano no município de Ibiúna, iniciou a publicação de uma série de matérias em prol do voto popular livre e consciente.

A maneira mais simples para avaliar o desempenho de uma administração pública é estabelecer uma relação entre o montante de dinheiro que entra nos cofres públicos e a maneira como ele é investido como um bem social.

É fácil perceber problemas em todos os setores abrangidos pelo campo de responsabilidade do poder público, uma vez que os próprios cidadãos são os destinatários finais do funcionamento da administração pública.

Como você é atendido no hospital ou nos postos de saúde? Como está o serviço de transporte público e as condições das estradas? A iluminação de sua rua ou da estrada que você utiliza para chegar a sua casa está satisfatória? Você é atendido satisfatoriamente quando procura a Prefeitura em busca de solução de um problema que depende de algum órgão público? Você acha que é bem informado sobre os atos públicos que, de alguma forma, interfere no seu dia a dia?

É importante saber como a máquina administrativa direciona os recursos oriundos da população (do seu bolso) na forma de impostos, transferidos pelos governos federal e estadual e da própria arrecadação municipal

Os investimentos em serviços e obras públicas na educação, na saúde, nas estradas, no transporte público, na segurança e na iluminação pública, na coleta e destinação do lixo, na proteção do meio ambiente, no abastecimento de água e de coleta de esgoto, igualmente devem ser avaliados do ponto de vista de prioridades de políticas públicas, ou seja, na destinação explícita e inteligente de projeções para essas diversas áreas específicas.

Se você heroicamente chegou até aqui, pode formar opinião sobre o desempenho do atual governo cujo mandato se encerra no dia 31 de dezembro.

No dia 6 de outubro haverá eleições para prefeito, vice e vereadores e você terá que decidir seu voto considerando uma situação vivida de um governo de quatro anos e os argumentos e promessas daqueles que estão se preparando para conquistar a cadeira do Executivo.

Qual entre eles estará mais preparado para administrar mais de R$ 1.200 bilhão com a competência e a lisura ética nos gastos, como é o dever a responsabilidade do cargo? Este, demonstrando-se clara, honesta e evidentemente ser capaz de exercer essas funções políticas seria o candidato ideal para governar Ibiúna nos próximos quatro anos.

O povo de Ibiúna está a merecer melhor sorte com os seus administradores que se sucedem e se repetem no cometimento das mesmas visões míopes incapazes de mudar a realidade dos fatos adversos, tão ansiada pela população, já calejada por tantas decepções.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *