ELEITO, CARLINHOS MARQUES GARANTE ATUAR COM INDEPENDÊNCIA
“Represento não o prefeito, mas a população”, declarou o vereador Carlinhos Marques (Podemos) à TVUNA ontem (19) à tarde, logo após ter sido eleito presidente da Câmara Municipal de Ibiúna para 2026. Ele recebeu os votos de 14 dos 15 vereadores da Casa.
Marques, 36, enfatizou que “a nossa cidade precisa sair desse marasmo em que se encontra já há muitos anos”, que a população “espera respostas e o Poder Executivo tem essa função de oferecer respostas para a população e, nós, vereadores, temos que cobrar [o Executivo]”.
Mais incisivo realçou que “essa cobrança tem que ser incessante, ela já é, mas vai aumentar gradativamente por que o governo já tem que começar a mostrar resultados”.
“Já temos oito meses de governo e nós esperamos que em 2026 os principais projetos saiam do papel e a nossa população possa ser atendida em suas principais demandas.”
O vereador eleito disse que é líder do Governo no Legislativo, “mas eu tenho a minha independência para que as coisas comecem a funcionar, para trazer as mudanças que a população espera e manifestou na eleição.”
ELEIÇÃO ANTECIPADA

A eleição da Mesa Diretora da Câmara foi antecipada tendo em vista possibilitar a participação do Legislativo no planejamento tanto do plano plurianual de investimentos quanto do orçamento do Executivo para 2026 que, ao contrário do orçamento para 2025, herdado do governo anterior e severamente criticado pelos novos ocupantes do Paço Municipal, será elaborado pelo atual governo.
Assim, ao ser protagonista do próprio orçamento, o Executivo atual poderá, finalmente, ser avaliado em seu desempenho e no cumprimento de suas promessas de campanha eleitoral.
ELEIÇÃO
A eleição de ontem do ponto de vista dos bastidores refletiu tanto ambições individuais dos vereadores quanto conflitos e entre grupos (a palavra traição foi ouvida pelo menos uma vez no plenário) deixando algumas ranhuras em alguns relacionamentos, mas que se cicatrizarão naturalmente porque política funciona como nuvens ao vento.
A chapa eleita está assim constituída: Carlinhos Marques (Podemos), presidente (14 votos); Rodrigo Moraes (PDT), 1º vice-presidente (10 votos – Francine Bello (PDT) obteve 5 votos); Dito Santos (MDB), 2º vice-presidente (11 votos); Valnei Galvão (Republicanos), 1º secretário (11 votos) – Lucas Pires (Podemos) obteve 4 votos); Abel do Cupim (PL), 2º vice-secretário (12 votos).
VEJA COMO VOTARAM
Francine Bello: presidente, Carlinhos Marques; 1º vice, Francine Bello; 2º vice, em branco; 1º secretário, Lucas Pires; 2º secretário, em branco.
Lucas Pires: presidente, Carlinhos Marques; 1º vice, Francine Bello; 2º vice, em branco; 1º secretário, Lucas Pires; 2º secretário, em branco.
Charles Guimarães (PL): presidente, em branco; 1º vice, Francine Bello; 2º vice, em branco; 1º secretário, Lucas Pires; 2º secretário, em branco.
