DIANTE DAS CÂMERAS – ELES FAZEM DE TUDO PARA CHAMAR A SUA ATENÇÃO

Os políticos estão cada vez mais ousados, criativos e também divertidos em suas aparições públicas. Eles, deixando de lado quaisquer vestígios de pudor, fazem de tudo para chamar e prender a atenção dos cidadãos.

Dão susto em merendeira, fingem desmaio, transformam-se em cantores e personagens famosos, se “atiram de paraquedas”.

São personagens surgidos na era das redes sociais. E estão conseguindo se destacar por meio de cenas em que o exagero cômico é o denominador comum dos roteiros que eles próprios ou seu pessoal de marketing político criam para consumo emocional.

Em nossa região dois prefeitos e um vereador vêm se sobressaindo exatamente porque romperam os limites do que se considerava um hábito tanto cultural quanto moral de comportamento público: Rodrigo Manga (Sorocaba), Guto Issa (São Roque), vereador Lucas Pires (Ibiúna).

Dos três o que leva a coisa ao paroxismo é Manga. Veja essa cena. Ele se aproxima de uma merendeira e diz com aparente irritação: “Quem fez essa comida? A mulher assustada mal consegue falar e ele: “Meus parabéns! A merenda de nossa cidade foi escolhida a melhor merenda do Brasil! A mulher põe a mão sobre o coração e demonstra estar aliviada.

Manga: “Quem fez essa comida?…”
Manga: “Parabéns, a merenda de Sorocaba é a melhor do Brasil”

Outra cena. Sentado em sua poltrona no gabinete. De repente dois rapazes começam esbofeteá-lo. O pano de fundo seria um ato demonstrando insatisfação com a falta de remédios nas unidades de saúde do município. Então, Manga anuncia que agora os munícipes, se precisarem de medicamento basta ir a uma farmácia credenciada e pegar o remédio. A Prefeitura pagará a farmácia via Pix.

O prefeito sorocabano ao anunciar distribuição gratuita de Coca Cola

Durante uma entrevista, os repórteres falam que ele está sendo alvo de críticas negativas. Ele começa a responder, mas parece sentir algo estranho e parece que vai cair, mas, subitamente, ele se vira e anuncia que haverá distribuição gratuita de sorvetes.

Manga também, sempre de forma dramatizada, anunciou a  distribuição de café, Coca Cola e churrasco gratuitos  em praça pública, assinalando que o trabalhador também tem direito a esse prazeres.

PARAQUEDAS

Mesmo antes de ser candidato a vereador, Lucas Pires, o mais jovem parlamentar ibiunense, já nadava de braçada como ativista político com notável domínio na arte de produções digitais. Postava vídeo simulando estar pescando em buracos cheios de água nas ruas, denunciava irregularidades tanto no Executivo quanto no Legislativo.

Na sua criação mais recente ele, pendurado em um suposto helicóptero, simplesmente “se atira’ de paraquedas, feito com um plástico preto e uma sacola pendurada nas costas. “Desce” em um gramado e começa a fazer um relato de sua atuação política que inclui 150 proposituras apresentadas na Câmara Municipal.

Lucas Pires e seu paraquedas. Note a bolsa onde estava acomodado
De repente alguém “desfere” um soco no vereador. Pura brincadeira para chamar a atenção

Menciona melhorias conseguidas, por meio de suas notícias, em escolas, UBSs, além de instalar, ele mesmo, duas tampas nos vasos sanitários existentes na recepção do Hospital Municipal.

No terreno situado ao lado da Câmara Municipial, ele “sofre” ataque. Um homem surgem repentinamente e lhe desfere um soco previamente combinado. O “agressor” é seu assessor parlamentar Fernando Estevam, o Alemão. Tudo combinado para causar impacto.

O objetivo do vídeo era chamar a atenção para outro vídeo que traria um assunto importante. “Aceitem meu pedido, não deixem de assistir”, reivindicava Lucas Pires.

GUTO ISSA

Num dos vídeos postados, o prefeito de São Roque parece cair do céu em uma rua. O objetivo é mostrar que estão sendo asfaltadas algumas ruas no município.

Em outra gravação, Issa faz dupla consigo mesmo. “Ambos” conversam entre si sobre preferências musicais. Com um violão nos braços ele anuncia um novo festival de musica popular brasileira na cidade.

Agora ele aparece pilotando um drone. Faz a seguinte narrativa: são tantas as obras em andamento em São Roque que somente um drone pode visualizar, enquanto aparecem vistas aéreas da cidade.

Guto Issa em dobro, cantor com pandeiro e violão para anunciar um festival de musica na cidade
No personagem do Homem Aranha promovendo a festa do Dia das Crianças

Ao anunciar um novo parquinho infantil ele se torna um mágico em um gramado. Dá um salto e subitamente surgem diversos brinquedos.

Na semana das crianças incorpora o personagem do Homem Aranha. “Na semana das crianças quem manda na cidade é o Homem Aranha e eu venho aqui para convidar você, meu amiguinho e minha amiguinha, e tudo vai ser de graça brinquedos, personagens e muita alimentação.” É naturalmente engraçado.

NOVO FILÃO

Esse novo filão autopromocional que vem sendo utilizado pela nova geração de políticos tem como alvo atingir a emoção das pessoas como imperativo para maximizar o engajamento nas redes sociais. Cabe lembrar que o objetivo de aparecer e ser reconhecido se tornou um desejo universal nas redes sociais.

As modalidades teatrais de divulgação, especialmente no caso dos prefeitos, são úteis também para distrair a atenção e afastar o foco dos problemas e conflitos nas relações entre o poder público e a cidadania.

E, lógico, essa força de marketing político não consegue ocupar integralmente o espaço para as críticas geradas por queixas dos cidadãos.

No caso do prefeito de Sorocaba uma vereadora se queixou de que ele está fazendo um dispêndio de recursos para oferecer café, Coca Cola e churrasco com verba pública. Ele rebateu dizendo que, na realidade, está fazendo “parceria com a iniciativa privada”.

O tema central de sua movimentação parece ter se fixado na mente de muitos brasileiros: “Vamos fazer de Sorocaba a melhor cidade do Brasil para se viver”.

Issa, de seu lado, procura dissolver a mancha negativa que o elevado aumento do IPTU provocou em seu governo no ano passado. Além da revolta visível nas mesmas redes sociais, esse fato provocou diversas manifestações públicas, muitas delas no plenário da Câmara Municipal sanroquense.  

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *