DUPLICAÇÃO E PEDÁGIOS – O QUE VOCÊ PRECISA SABER DA BUNJIRO NAKAO

Conforme noticiado pela TVUNA na quinta-feira (30), a instalação de um pórtico [pedágio eletrônico de cobrança automática] no km 57 da rodovia Bunjiro Nakao, próximo da Nissin, já está concluída, mas, segundo apuramos, somente deverá entrar em operação a partir de janeiro de 2026.

Um outro pórtico foi também erguido no km 89, já no território de Piedade e deverá estar concluído no fim deste mês, mas não há previsão sobre quando começará operar.

MOVIMENTAÇÃO CONTRA PEDÁGIOS

Diversas cidades que tiveram estradas concessionadas inclusas nos projetos de instalações de pórticos estão se mobilizando para impedir que suas populações sejam prejudicadas pela cobrança das tarifas.

Prefeitos, vereadores, associações, entidades e cidadãos apreensivos, sobretudo porque há pedágios contíguos a áreas urbanas e que terão sob rigoroso controle a movimentação entre os bairros, têm se mobilizado, até mesmo com protestos públicos como aconteceu na rodovia Raposo Tavares, entrando com representações no Poder Judiciário e enviando ofícios às autoridades estaduais.

Algumas situações têm sido revistas com importantes conquistas. Tarcísio de Freitas, agora denominado “governador dos pedágios” chegou a suspender a cobrança em algumas localidades.

ALUMÍNIO

Recentemente, a prefeita de Alumínio, Ana Paula de Cassia Neto, postou um vídeo de um encontro do qual participou o Rafael Benini, secretário estadual de Parcerias em Investimentos e a deputada Maria Lúcia Amary, anunciando, com notável contentamento, que o pórtico na divisa de Alumínio e Mairinque no km 72,390 funcionará apenas a titulo de monitoramento. Essa decisão contempla bairros que seriam penalizados com a cobrança.

MOGI DAS CRUZES

Na última quinta-feira (30) a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, liderou um grande movimento com a participação de secretários municipais, vereadores e representantes da população que resultou no envio de uma carta ao governador contra o funcionamento [previsto para este sábado – 1º.11] do pórtico instalado na estrada que liga Mogi à via Dutra.

A prefeita chegou a declarar, na pior das hipóteses, que aos menos população residente do município fique isenta da cobrança do pedágio.

IBIÚNA

A instalação dos pórticos nos km 57 e 89 da rodovia Bunjiro Nakao tem provocado sentimento de revolta população ibiunense porque atingirá os bolsos dos cidadãos, que se movimentam diariamente de um bairro a outro e destes ao centro urbano. A mesma situação se verifica e no caso de Piedade, município que faz limite com Ibiúna.

Em Ibiúna, a Câmara Municipal criou a Comissão de Vereadores da Bunjiro Nakao que já enviou ofícios às autoridades contra a instalação de ambos os pedágios eletrônicos e aguarda a respostas para tomar novas atitudes.

O deputado estadual Antonio Donato e o vereador Carlinhos Marques deram entrada em uma representação no Ministério Público estadual pedindo medidas para coibir a cobrança.

Marques informou que obtiveram retorno no sentido de que a instituição irá abrir um processo para apurar a denúncia a fim de dar um parecer para a adoção de uma medida judicial.

REPERCUSSÃO

As notícias veiculadas pela TVUNA e vitrine online vêm obtendo milhares de visualizações e comentários contra a instalação dos pórticos que vai gerar uma cadeia de custos que afetará toda a população, assim como intenso fluxo de transportes de produtos agrícolas para o Ceagesp, em São Paulo. O motor econômico de Ibiúna é exatamente a produção agrícola, sobretudo de verduras.

DUPLICAÇÃO – 1

De acordo com informação oficial da Motiva-CCR Sorocabana a retomada das obras de duplicação da rodovia entre Vargem Grande Paulista a Ibiúna deveria ter sido iniciada no dia 27 último, conforme noticiamos, o que não aconteceu ainda, segundo a empresa, por causa das chuvas. Tiveram que adiar a montagem do acampamento dos trabalhadores e maquinário.

No entanto, segundo apuramos, o início da retomada da duplicação deverá acontecer na próxima semana, já que há um prazo contratual entre a Motiva-CCR e a Artesp – Agência Reguladora de Transportes de São Paulo, responsável pela contratação e liberação das obras.

DUPLICAÇÃO – 2

Originalmente a autorização da duplicação da  Bunjiro Nakao foi assinada, em uma tenda instalada na beira da estrada, pelo govenador Geraldo Alckmin em dezembro de 2017, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, com previsão para a sua  conclusão em 2019. Desde então passaram os governos de Geraldo Alckmin, João Dória, Rodrigo Garcia e, atualmente, Tarcísio de Freitas.

Recorda-se que essa obra foi iniciada com recursos do Banco Mundial – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento [Bird] e se encontra paralisada há cerca de três anos.

Recentemente, por ter vencido um leilão para cuidar de 460 quilômetros de 17 estradas paulistas, incluída a Bunjiro Nakao, a CCR-Sorocabana, agora denominada Motiva, fez diversas melhorias na rodovia, sobretudo nos pontos inacabados, que se tornaram perigosos por estreitametos súbitos da estrada, alguns em curvas, o que torna a mobilidade perigosa, sobretudo à noite.

É oportuno lembrar que a rodovia Bunjiro Nakao foi palco de acidentes gravíssimos com óbitos nos últimos anos, um dos principais motivos justificados para a sua duplicação.

Nota da Redação: vitrine online acompanha com noticiário o processo de duplicação da Bunjiro desde 2017. A TVUNA lançada há pouco mais de dois anos também passou a informar a população sobre o andamento das obras, de sua paralisação e agora está atenta à retomada das obras, que deveria ter ocorrido no fim de agosto ou início de setembro, de acordo com anúncio feito pelo governador Tarcísio de Freitas.

A TVUNA e vitrine online continuarão acompanhando de perto os fatos relacionados a essa importante rodovia pela qual transitam mais de 13 mil veículos/dia.

As obras de duplicação paralisadas deixaram cenas como essa, que falam por si
21 de dezembro de 2017. Uma pose para a foto, depois que o governador Alckmin assinou a ordem de serviço para o início das obras de duplicação

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

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