MOSTRE O LUGAR ONDE VOCÊ MORA NAS PÁGINAS DE VITRINE ONLINE

A partir de abril, vitrine online, num ousado projeto editorial, passará a publicar reportagens especiais dos bairros ibiunenses. São dezenas, espalhados por 1.063 quilômetros quadrados, segundo o IBGE, que inscreve Ibiúna como  o 33º maior município paulista em extensão territorial, com cerca de três mil quilômetros lineares de estradas, a maioria absoluta de terra que, aliás, o que constitui um dos maiores problemas e desafios aos políticos e administradores públicos ao longo de décadas.

Há outras questões igualmente importantes nas áreas da saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, saneamento básico, transporxte público, ausência ou precariedade na coleta de lixo, que compõem uma complexa situação que precisa ser vista sob um novo olhar, para serem superadas.

Com essa nova iniciativa jornalística, vitrine online pretende contribuir para ajudar a população a superar o estágio em que se encontra – sentimento de abandono, esquecimento, desprezo público oficial – e ver despertar em si uma nova consciência da realidade em que vive com seus problemas, dos seus direitos, da indispensável  aquisição de uma cultura de liberdade em que cada um possa se sentir responsável e agir solidariamente. É comprovada que a força da ação coletiva é mais propícia a mudanças necessárias do que atitudes individuais e anônimas. Isso implica a necessidade de uma revolução nas formas de organização da sociedade em si, seja por meio de associações atuantes ou outros formatos de representações da sociedade civil.

Uma análise cuidadosa dos conteúdos que se observam nas redes sociais, por meio do Facebook, revela que muitos munícipes se mostram insatisfeitos ou mesmo revoltados com a situação de uma espécie de anomia pública vivida no município. Por falta de uma educação mínima, leem-se termos chulos e palavrões, ofensas e críticas acerbas de vozes irritadas que têm como alvo o pauperismo da gestão pública.

Recentemente, houve uma sequência de  fatos digna de nota do ponto de vista histórico: os problemas de agudos se tornaram crônicos e motivaram diversas manifestações públicas, tanto por parte dos profissionais do ensino, assim como de grupos de populares, greve de profissionais da saúde e agora pode haver um novo manifesto por parte dos transportadores que atuavam no transporte de pacientes, que foram dispensados e estão com seus pagamentos atrasados, depois que o atual prefeito contratou uma empresa de transporte sem licitação.

Ibiúna teve ao longo do tempo seus problemas, que sempre causam transtornos à população, mas o clima reinante nos últimos meses é gritante, no sentido de causar espanto e notória decepção  nos munícipes. “Os problemas aumentaram e a cidade está parada”, disse um leitor, resumindo o pensamento de muitos.

MURAL DOS BAIRROS

Por tudo isso, vitrine online, em sua função de bem informar a população ibiunense, abrirá um novo espaço editorial a fim de que os moradores nos bairros possam apresentar seus problemas, sugestões e até mesmo elogios, se for o caso, para que fiquem mais cientes do lugar em que moram.

Mas é preciso que os cidadãos tomem a iniciativa de agendar cada reportagem de modo claro e específico, assim como organizar a recepção à reportagem, reunindo pessoas que efetivamente possam prestar esclarecimento e apontar situações com conhecimento de causa.

Para agendar uma ida da reportagem de vitrine online é preciso enviar um e-mail para o e-mail vitrinesp@gmail.com ou pelo telefone (15) 99612-3685, diretamente com o editor, o resto é trabalho. As matérias ocuparão o espaço necessário e serão ilustradas com fotos de pessoas, lugares e objetos. Pronto, a partir de agora você tem um novo e livre espaço para falar do seu bairro.

_______________

Carlos Rossini é editor 

de vitrine online

 

 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.