GIL E A ARARA-AZUL QUE VIVE NO PARQUE ECOLÓGICO DE ITUPARARANGA

Givaldo Andrade, mais conhecido por Gil, há oito anos é guardião do Parque Ecológico de Itupararanga no km 8 da Estrada da Cachoeira, no bairro homônimo, nas margens da represa Itupararanga, no município de Ibiúna. Neste momento o parque se encontra fechado para visitação e esportes náuticos pelo baixíssimo nível de suas águas.

Baiano de Santa Cruz de Cabrália, deixou a casa paterna ainda menino para “conhecer o mundo”, até se identificar com a mata, as águas da represa e, sobretudo com os animais, com os quais mantém uma relação de respeito e de proteção.

Assim foi com Toby, um macaquinho que vivia agarrado em Gil, mas que acabou morrendo depois de ser atacado por um cão.

Com Blue, uma arara ruidosa, o relacionamento é marcado pelo mesmo carinho. Se entendem, cada qual com sua voz e gestos, às mil maravilhas. Os gritos da arara azul ecoam no interior da floresta, como se fossem alertas.

Hoje à tarde, logo após gravar entrevista no Parque Ecológico, pude fazer esse registro fotográfico permitido por um raro momento em que a arara-azul exibiu sua majestade. (C.R.)

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *