IBIÚNA ELEIÇÕES 2024 – EULOGIA AOS PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO

[Vitrine online, visando a contribuir com o processo eleitoral deste ano no município de Ibiúna, iniciou a publicação de uma série de matérias em prol do voto popular livre e consciente. Voto consciente é aquele que o eleitor decide por si mesmo.]

Eulogia são falas benevolentes, respeitosas, enaltecedoras. Então, entendam, que dirigimos a todos os pré-candidatos a prefeito de Ibiúna já anunciados, na ordem da foto: Paulo Sasaki (PL), Renan Godinho (Podemos), Mário Pires (Republicanos), Ten. Adilson Ribeiro (UB), Alle Zanatta (PT).

Assim, dirigimo-nos aos homens, lamenta-se a ausência de mulheres, que se prontificam, além do que está no posto deste momento e quer manter-se, a se dedicarem a cuidar do nosso encantador município.

Então, sintam-se homenageados e saudados por terem esse objetivo que é, por si mesmo, sagrado, já que diz respeito a cuidar de uma cidade, de seu povo e de sua natureza é um desafio dos grandes.

E, pelo que se observa, a disposição de empreenderem essa conquista é de tal grandeza que, como já se escreveu há 500 anos, não importam os meios utilizados, desde que se seja o vitorioso.

Imaginemos, por um instante, que cada um dos pré-candidatos seja um produto, como uma infinidade que disputam a atenção dos consumidores no mercado.

Já pensaram em ser uma marca valiosa, como Coca Cola, McDonald’s, Microsoft, Visa, Samsung ou menos conhecida mas que atende bem seus clientes?

Marca, todos sabem, identifica produtos e serviços, bem como vira objeto de desejo quando o consumidor sai às compras. Já se tentou embalar produtos em pacotes em branco, ainda que fossem do mesmo fabricante, os testes os participantes ficaram desconfiados em relação aos seus conteúdos.

A marca, marca. Então imaginemos, mais uma vez, que determinado pré-candidato seja uma marca. Quais serão seus atrativos para eleitores? Quais as qualidades mais esperadas pelos cidadãos? Vamos jogar no balaio algumas:

Honesto, responsável, convincente, capaz, coerente, comunicativo, bom ouvinte, benevolente, respeitoso, simples, direto, prudente, visionário, criativo, realista, inovador, tradicional, conservador, mente aberta, autêntico, espontâneo, sábio, experiente, simpático, empático, audacioso, corajoso, flexível, enérgico, autônomo, benfeitor…

Se o candidato tiver clareza mental do que vai fazer, conhecendo a natureza humana, saberá exatamente definir a sua marca eleitoral. Brotará dele, de sua capacidade de sintetizar condutas, se autodefinir, expressando uma identidade indispensável para todos os governantes do mundo.

Bem, se nenhum desses argumentos inseridos dentro de uma moldura respeitosa for capaz de tocá-los, pelo menos fiquem sabendo que o povo ibiunense está cansado da mesmice política histórica. Espera que o próximo prefeito dê uma virada na mesa e, finalmente, inicie uma nova era no município de progresso que gere benefícios reais para toda a sua população.

O pré-candidato que souber interpretar essa expectativa que está nas falas miúdas entre os munícipes certamente terá mais chance de se eleger. Mas, para isso, é preciso acertar na linguagem que atinja, além das mentes, igualmente os corações dos cidadãos.

Há um fio de esperança no povo e é por esse fio delgado, mas resistente, que decidirá seu voto no dia 6 de outubro próximo. (C.R.)

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

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