IBIÚNA – PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO COMENTAM EXONERAÇÃO DE FABIO BELLO

O Imprensa Oficial da Prefeitura de Ibiúna de hoje (7) publicou agora há pouco portaria nº 15998, datada de 4 de junho, em que o prefeito Paulo Sasaki exonera do cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano o ex-prefeito Fábio Bello, considerado o “mentor” de seu governo.

A notícia da exoneração, conforme vitrine online divulgou, havia sido antecipada pelo jornal Voz de Ibiúna, edição coincidente com a mesma data da publicação oficial da portaria, que avaliou essa medida como possível providência, a fim de que Bello venha a se candidatar ao cargo de prefeito nas eleições de 6 de outubro próximo.

Tão logo tomou conhecimento desse fato, vitrine online preparou uma análise política a fim de informar os seus leitores. No entanto, essa matéria, estranhamente, teve impedimento de ser publicada pelo Meta Facebook, sob o argumento suposto de que iria “contra nossos padrões da comunidade”, o que em absoluto não corresponde com a verdade.

A publicação entrou com recurso junto ao portal e aguarda retorno, por considerar a medida abusiva, pois se trata de um trabalho jornalístico criterioso e responsável.

No entanto, vitrine online conseguiu publicar uma breve chamada na própria página do Facebook, em outro formato, que já provocou milhares de visualizações e comentários, a maioria de natureza crítica.

SASAKI E BELLO

Vitrine online procurou ouvir tanto o prefeito Paulo Sasaki, declaramente pré-candidato à reeleição, quanto Fábio Bello, considerado o político de maior influência direta em seu governo, mas até o momento em que concluíamos esse texto, não obteve resposta.

COMENTÁRIOS DOS PRÉ-CANDIDATOS

A revista ouviu os quatro demais já anunciados pré-candidatos a prefeito de Ibiúna na eleição de outubro. De modo geral nenhum deles considerou a atitude de Bello de pedir exoneração como uma espécie de “tiro no pé” ou “uma jogada” para manter-se em evidência.

Além disso todos avaliaram que, na verdade, poderá haver um efeito contrário aos seus objetivos visando as eleições.

‘ESTÃO SEM CONFIANÇA”

Um dos pré-candidatos foi taxativo: “Isso não muda nem 1 milímetro do meu planejamento. Essa notícia revela que não há um planejamento claro para as eleições de 2024 e que não estão confiantes na reeleição do atual mandatário.”

‘JURIDICAMENTE IMPEDIDO’

Outro pré-candidato afirmou: “Juridicamente acredito a candidatura não será decidida. Pode ser que ele esteja tentando uma estratégia para manter o nome em evidência ou para efeito de especulação, mas jurídica e tecnicamente não vejo essa possibilidade.”

‘NEGATIVO PARA O MUNICÍPIO’

“Eu precisaria de mais tempo para examinar as implicações sociais, econômicas, jurídicas desse assunto, mas em geral sinto que isso é negativo para o município, talvez [seja] uma estratégia política deles; mas, em geral, é ruim para o município. Talvez [a estratégia deles] não seja boa e nos favorece”, declarou o terceiro pré-candidato ouvido pela revista vitrine online.

‘A VELHA DIVISÃO’

Outro pré-candidato afirmou: “Acredito que é a mesma coisa de sempre, a mesma velha divisão para chegar ao velho poder, em que só pensam em si próprios e esquecem o povo, esquecem a população. É só interesse próprio, porque eles apoiam e acham, ilusoriamente, a divisão é o melhor caminho.”

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *