IBIÚNA – ACORDO ASSEGURA EQUIPARAÇÃO DO PISO NACIONAL AOS PROFESSORES MUNICIPAIS

O Sindicato dos Servidores Públicos de São Roque, Ibiúna e Região e a comissão de professores fecharam hoje (8) acordo com a Prefeitura de Ibiúna, que vai equiparar o vencimento dos professores da rede municipal ao piso nacional do magistério.

Esse fato também põe fim ao estado de greve que vinha sendo mantido pela categoria, depois do movimento reivindicatório iniciado em julho, com realização de assembleias e reuniões com o Executivo.

TRÊS PARCELAS

O acordo prevê que haverá um reajuste – concedido em três parcelas de 8% em outubro/2025, outubro/2026 e outubro/2027, no total de 24% em três anos, que fará com que a equiparação seja completada.

“O objetivo do sindicato sempre foi obter a equiparação de imediato, mas o justificado pela administração é atual indisponibilidade financeira”, declarou Patrícia Bueno Lisboa, presidente da entidade a vitrine online.

Em nome da categoria, Lisboa disse ainda que “nos sentimos respeitados e reconhecidos pela atual administração, coisa que há muitos  anos não acontecia em Ibiúna.”

“Esse é um compromisso que estamos cumprindo. Quando me propus a ser prefeito, me comprometi a valorizar os professores e promover esse ajuste”, afirmou o prefeito Mário Pires.

OUTRAS QUESTÕES

A presidente sindical assinalou que o Sindicato e a comissão de professores “entenderam aprovar a proposta [da Prefeitura] para, neste momento, assegurar os percentuais propostos, mas que, desde o início, outras questões pertinentes estão sendo discutidas”.

Mencionou como exemplo as progressões funcionais acadêmicas e não acadêmicas, atualização de referências, “entre outros direitos que não são cumpridos de forma correta, há muitos anos”.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *